Perguntas frequentes | Senai - ES
Findes
Cindes
Sesi
IEL
Ideies

Dúvidas sobre o SENAI ESPerguntas Frequentes

Onde encontro uma Unidade Senai mais próxima?

No Espírito Santo são dez unidades nas seguintes cidades:

Vitória (Centro de Educação e Tecnologia Ariovaldo Fontes)
Avenida Marechal Macarenhas de Moraes, 2235, Bento Ferreira, Vitória, ES, CEP: 29.050-625. Contato: (27) 3334-5200// sac@senai-es.org.br

Vila Velha (Centro de Educação Profissional Helcio Rezende Dias)
Rodovia Darly Santos, 2.655, Polo Empresarial Novo México, Vila Velha, ES, CEP: 29.104-360. Contato: (27) 3399-5800 / 3399-5803// sac@senai-es.org.br

Serra (Centro Integrado Sesi/Senai/IEL em Serra)
Avenida Paulo Miguel Bohomoletz, 520, Civit, Serra, ES, CEP: 29.168-010. Contato: (27) 3298-7800

Senai Escola Viva – Anchieta 
Rodovia do Sol km 27,5, Vila Residencial Samarco, Anchieta, ES, CEP: 29.230-000. Contato: (28) 3536-3088

Aracruz (Centro de Educação Profissional Sergio Rogerio de Castro)
Avenida Epifânio Pontin, 985, Vila Nova, Aracruz, ES. CEP: 29.194-611.  Contato: (27) 3256-9950

Cachoeiro de Itapemirim (Centro de Educação Profissional Mário Rezende)
Rua Clarice Toledo de Carvalho, 60, Gilberto Machado, Cachoeiro de Itapemirim, ES, CEP: 29.303-340. Contato: (28) 3521-0692

Colatina (Centro de Educação Profissional Albano Franco)
Rodovia Gether Lopes de Farias, s/n, São Silvano, Colatina, ES, CEP: 29.705-200. Contato: (27) 3721-2127

Linhares (Centro de Educação Profissional Eurico de Aguiar Salles)
Avenida Filogônio Peixoto, 728, Aviso, Linhares, ES, CEP: 29901-290. Contato: (27) 3371-2389

Nova Venécia (Núcleo de Treinamento Sesi/Senai/IEL em Nova Venécia)
Rua Sete de setembro, s/n, Rúbia, Nova Venécia, ES, CEP 29830-000. Contato: (27) 3772-7716

São Mateus (Centro Integrado Sesi/Senai/IEL em São Mateus)
Avenida Dom José Dalvit, 100, Santo Antônio, São Mateus, ES, CEP: 29.941-910. Contato: (27) 3767-9444 / 3767-9343

Quais são os cursos ofertados pelo Senai?

O Senai oferece cursos em quatro modalidades:

  • Aprendizagem Industrial

               É destinada à qualificação de jovens aprendizes, de acordo com a Lei nº 10097 e Decreto nº 5598, caracterizada pela articulação entre formação e trabalho. Os cursos são oferecidos gratuitamente em diversas unidades do Senai no Estado.

Outra solução para as empresas é a aprendizagem industrial nível técnico, em que o aprendiz recebe a formação técnica aumentando assim as possibilidades de absorção no mercado de trabalho.

Conheça nossos cursos de aprendizagem industrial

  • Cursos Técnicos

A habilitação técnica é destinada alunos que estão cursando (segundo ano) ou que já tenham cursado o Ensino Médio. Esses cursos são focados nas necessidades reais da indústria capixaba. Formam profissionais qualificados e preparados para exercer funções técnicas.

Conheça nossos cursos técnicos

  • Cursos Regulares

São cursos de impacto imediato em sua empregabilidade e na geração de poupança e renda. Estão divididos em 3 modalidades de ensino: Iniciação Profissional, Qualificação Profissional e Aperfeiçoamento Profissional.

Iniciação Profissional

Têm como objetivo te preparar para desempenhar funções básicas e de baixa complexidade, independente de conhecimentos técnicos e experiências profissionais anteriores. É uma ação direcionada para despertar seu interesse pelo trabalho e preparar para a futura profissão, seja qual for sua escolaridade.

Confira aqui nossos cursos de iniciação profissional! 

Qualificação Profissional

Têm como objetivo preparar para o exercício de uma ocupação profissional, de acordo com o perfil requerido no mercado de trabalho. Nessa modalidade, você deve ser maior de 16 anos, com escolaridade variável de acordo com o exercício da profissão em que atua ou quer atuar, e com o perfil exigido pelo mercado. Você também pode atualizar ou complementar seus conhecimentos, de acordo com as mudanças tecnológicas e organizacionais do mundo do trabalho.

Confira aqui nossos cursos de qualificação profissional! 

Aperfeiçoamento Profissional

Buscam atualizar e ampliar qualificações profissionais adquiridas por meio de formação profissional ou no trabalho. Atendem às suas necessidades em enfrentar os novos desafios proporcionados pelas constantes mudanças do mercado de trabalho e dos novos processos de produção e de gestão. Se você quer ampliar, complementar ou atualizar suas competências, reciclando seus conhecimentos essa é a sua opção.

Confira aqui nossos cursos de aperfeiçoamento profissional! 

O Senai oferece cursos gratuitos?

Neste momento não estão previstos cursos gratuitos pelo Pronatec. O Senai oferece a  modalidade aprendizagem industrial para Jovens Aprendizes, de acordo com a Lei nº 10097 e Decreto nº 5598, caracterizada pela articulação entre formação e trabalho. Os cursos são oferecidos em parceria com as empresas em que os alunos irão atuar durante o período de formação.

Neste curso, os alunos, além de aprenderem nas unidades Senai, fazem estágios nas empresas parceiras e são devidamente remunerados pelos serviços prestados.

Quem pode se inscrever nos cursos gratuitos?

Alunos da modalidade de aprendizagem industrial aprovados e convocados por meio de Processo Seletivo.

Qual o calendário de inscrições para o processo seletivo do Senai?

Curso Técnico – O Senai – ES divulga o calendário de inscrições para o Processo Seletivo dos cursos técnicos por meio do site e das mídias sociais. Para conferir a data das próximas oportunidades de ingressar no Senai, acesse nossa página de Editais – Processos Seletivos para Alunos

Aprendizagem Industrial – Os cursos de Aprendizagem Industrial são ofertados de acordo com a demanda da empresa contratante, portanto, fique de olho em nosso site e mídias sociais para saber quando existem processos seletivos abertos.

Cursos Regulares  – Para conferir quais cursos estão abertos na Unidade Senai mais próxima, entre em contato diretamente com a unidade. Você pode obter os e-mails e telefones aqui: http://bit.ly/UnidadesSenai

Quem pode fazer os cursos do Senai?

Maiores de 16 anos e com Ensino Fundamental completo para alguns cursos. No caso dos cursos técnicos, é necessário ter concluído o Ensino Médio ou estar cursando a partir do segundo ano.  Já para o Ebep (Educação Básica Articulada com Educação Profissional), os alunos cursam o ensino médio no Sesi e um curso profissionalizante no Senai ao mesmo tempo. Jovens a partir de 14 anos podem fazer os cursos de Aprendizagem Industrial.

Qual a forma de ingresso nos cursos do Senai? Como faço para me inscrever?

Diretamente nas escolas

Os interessados em estudar nos cursos de Iniciação ProfissionalQualificação Básica e Aperfeiçoamento Profissional, deverão procurar diretamente as escolas do SENAI para obterem informações das datas e cursos disponíveis.

 

Processo Seletivo SENAI

Realizado duas vezes ao ano para o ingresso de alunos no curso de Aprendizagem Industrial quando há demanda das empresas parceiras. O processo seletivo tem sua inscrição realizada na internet, com informações completas divulgadas em edital.

 

Confira aqui o endereço e os contatos das unidades Senai

Qual o valor da mensalidade dos cursos do Senai?

Os valores das mensalidades são divulgados no Site do Senai-ES antes de cada semestre letivo, por meio de editais. Você pode conferir os valores dos cursos na página de cada um deles

Como faço para me candidatar a uma vaga de docente do Senai?

As contratações para instrutores do Senai são feitas por meio de processo seletivo, divulgado nos canais de comunicação do Sistema Findes. Para conferir se há processos em curso e cadastrar seu currículo, visite nossa página em http://bit.ly/ProcessoSeletivoFindes