Quem busca ingresso rápido no mercado de trabalho e uma formação profissional de qualidade pode se inscrever em uma das 1.005 vagas de cursos técnicos abertas pelo Senai para o segundo semestre de 2019. As matrículas vão até o dia 19 de julho.

Ao todo, são 10 cursos técnicos com foco específico para as demandas da Indústria 4.0 e do novo mercado de trabalho, que vem substituindo as atividades reprodutoras e seriadas por atividades de alto dinamismo com vistas a otimização de esforços. Com isso, as matrizes curriculares dos cursos do Senai foram reformuladas neste ano de 2019, como explica a diretora de Educação do Senai-ES, Priscilla Carneiro.

“O objetivo é fazer com que os componentes curriculares com posicionamento de competências atualizadas, com foco na Indústria na 4.0, tornassem o perfil de saída dos nossos alunos mais adequado às demandas da indústria, além de atender às tecnologias habilitadoras”, concluiu.

Assim, a grade conta com os principais conceitos da Indústria 4.0, como sensoriamento, virtualização, internet das coisas, big data, além de conhecimentos sobre as novas tecnologias digitais, técnicas de programação e análise de dados, resolução de problemas complexos, por meio das chamadas competências socioemocionais. Englobam ainda conhecimentos de Lean Manufacturing como forma de capacitar os alunos a identificar os desperdícios, tratar os gargalos e aumentar a produtividade da indústria.

Os cursos

As vagas desse segundo semestre são para: Alimentos com foco em Gestão e Segurança Alimentar; Desenvolvimento de Sistemas com Programação de Aplicativos; Edificações com foco em Construções Inteligentes; Eletrotécnica com foco em Projetos Inteligentes; Logística com foco em Lean Manufacturing; Mecânica com foco em Processos Avançados de Fabricação; Móveis com ênfase em Projetos de Fabricação; Redes de Computadores com foco em Redes Convergentes; Refrigeração e Climatização com foco em Projetos e Automação; e Vestuário com foco em Designer de Moda.

As maiores ofertas são para os cursos de eletrotécnica e mecânica, sendo 320 vagas para a primeira e 245 para a segunda modalidade de ensino. As oportunidades estão divididas entre as unidades de Aracruz, Cachoeiro de Itapemirim, Colatina, Linhares, Serra, Vila Velha e Vitória e estão disponibilizadas nos turnos matutino, vespertino e noturno, sendo 215, 50 e 740 vagas, respectivamente.

Em média, os cursos possuem carga horária de 960 horas, podendo chegar a 1.280 horas. Os valores variam de acordo com o curso escolhido e trabalhadores da indústria têm descontos de até 20%.

Os interessados em estudar no Senai e se profissionalizar para o mercado de trabalho no setor industrial devem estar cursando a 2ª ou 3ª série do Ensino Médio ou comprovar a conclusão das atividades escolares.

Matrículas

O candidato deve preencher o requerimento de matrícula e entregar os documentos na Secretaria das unidades do Senai. Para menores de 18 anos, é necessário o acompanhamento de um responsável, portando documento de identificação.

O calendário escolar prevê o início das aulas de 22 de julho de 2019, conforme curso e turno.

Informações podem ser obtidas nas unidades de ensino do Senai-ES de segunda a sexta-feira das 8h às 20h, pelo telefone (27) 3334-5929 ou pelo e-mail [email protected]

Por Fiorella Gomes

Comentários do Facebook