Entre os dias 19 e 24 de maio, um grupo formado por empresários capixabas, líderes industriais, atores do ecossistema de inovação e representantes da Findes, do Senai e do FindesLab – maior hub de inovação industrial no Espírito Santo, que entra em operação no segundo semestre deste ano – estão em Israel, em uma imersão tecnológica por alguns dos diversos ambientes, organizações e empresas que têm na inovação seu principal diferencial.

A diretora do Senai, Juliana Gavini, falou um pouco sobre como funciona o ecossistema de inovação de Israel. Ouça:

 

Veja o resumo de algumas visitas realizadas pela equipe:

Imersão capixaba no ecossistema de inovação em Israel 💡

Participantes: Governo do Estado, Prefeitura de Vitória, Sebrae, EDP, Vale, Arcelor, Marcopolo, Samarco, Grafitusa, Sigmais, Fibrasa, Faesa, UVV, Wis, Nazca, Sicoob, CNI, Findes, Sesi, Senai.

WEIZMANN INSTITUTE OF SCIENCE
Referência no mundo em pesquisa básica, o Instituto possui uma robusta estrutura para apoiar os cientistas em seu processo de descoberta e desenvolvimento. Atualmente são mais de 34 milhões de dólares advindos de patentes geradas pelo instituto que são reinvestidos em pesquisa. Um dos pilares da Inovação de Israel.

MOOVIT
Maior aplicativo de mobilidade urbana do mundo. Indica as rotas mais adequadas com uma abordagem multimodal. Possui uma cobertura de mais de 2800 cidades mapeadas no mundo e uma comunidade de mais de 550 mil mooviters que ajuda no levantamento de informações.

WIX
Plataforma para desenvolvimento de sites que evoluiu para um sistema robusto com diversas soluções e funcionalidades para gestão de negócios online, inclusive com e-commerce e analytics. O maior caso de sucesso do ecossistema de inovação de Israel.

INDEGY
Empresa de segurança cibernética para as indústrias. Startup investida em fase de escalonamento. Atua em diversos setores industriais, sua tecnologia é baseada em machine learning com os protocolos e sistemas do controle da empresa.

SOSA
Posicionado no coração dos ecossistemas tecnológicos israelenses e de Nova York, o SOSA ajuda empresas globais a se envolverem com empresas de tecnologia inovadoras – desde fontes e fluxos de negócios, até a realização de provas de conceitos (POCs), incorporando inovação aberta em sua corporação. Ao reunir empreendimentos, empresários, corporações e investidores, tudo sob um mesmo teto, serve como ponto de encontro para todo o ecossistema.

TEL AVIV STOCK EXCHANGE – TASE
A Bolsa de Valores de Tel Aviv (TASE) desempenha um papel importante na economia israelense. O TASE permite que as empresas aumentem o capital necessário para o seu desenvolvimento, contribuindo assim para o crescimento da economia local e para o emprego. A TASE também fornece uma plataforma que permite ao público investir em títulos de empresas israelenses e, consequentemente, compartilhar o sucesso da economia israelense.

LABS
Pitch session com startups israelenses
Nees Center: hub de startups de energia;
Fsight: plataforma de sistema de inteligência artificial para gestão de energia;
Volta Solar: especializada em planejamento de projetos inteligentes de energia solar;
Eco Wave Power: sistema de captação de energia por meio do movimento das ondas do mar;
CNVRG.io: gestão completa de dados da empresa em uma plataforma dinâmica; para automatizar o processo de machine learning;
Solomoto: plataforma de marketing digital para pequenas empresas. É uma startup israelense que decidiu começar pela atuação no mercado brasileiro.

2BFRESH
Subsidiária da Teshuva Agricultural Projects Ltd. (TAP), produz uma ampla variedade de microgreens e ervas frescas com alto índice de produtividade e sustentabilidade. O desenvolvimento de substratos sem solo e métodos de cultivo hidropônico, juntamente com tecnologia de ponta em logística de produtos frescos, impulsionaram a 2BFresh a se tornar um líder na crescente categoria de alimentos saudáveis de microgreens.

Hoje, a 2BFresh é um exemplo de empresa inovadora israelense de impacto que exporta para mais de 10 países e ainda possui kits para replicar os métodos para pequenos produtores em todo o mundo.

Alguns fatos interessantes sobre Israel

Israel é um país que se preparou para o protagonismo nos últimos anos, mesmo estando em terras cercada de ameaças por todos os lados, de disputas acentuadas por fatores políticos, econômicos e religiosos.

Fica claro que há um ecossistema bem instalado na região, construído no conceito de “Hélice Tripla”, isto é: setor privado, Governo e academia cumprem seu papel, integrados em um nível de cooperativismo muito forte.

Por ser um país pequeno, a empresa tem que crescer já GLOBAL.

Alguns dados que mostram a força da economia israelense:

✅ 15% do PIB está ligado à tecnologia e inovação;
✅ Investimento de 4,5% do PIB em P&D;
✅ 50% da exportação da indústria é de produtos de tecnologia e inovação;
✅ Número per capita de engenheiros e PHDs em Israel é considerado o maior do mundo.

Comentários do Facebook