Findes
Cindes
Sesi
IEL
Ideies
IRI

Conheça a trajetóriaHISTÓRIA

O Senai existe no Espírito Santo desde 1948 e iniciou sua atuação em terras capixabas por meio de uma parceria com a Companhia Vale do Rio Doce (CVRD), e por isso atendia basicamente às demandas geradas por esta indústria. A primeira unidade Senai foi inaugurada em 1952, como Escola de Aprendizagem Pedro Nolasco, ligada à CVRD, e funcionou até 1964 em Cariacica, nas proximidades das oficinas de locomotivas a diesel da Companhia com os cursos da área de mecânica e de marcenaria.

A escola de Cariacica deu lugar ao Centro de Formação Profissional Jerônimo Monteiro, em Vitória, ainda em 64 e, na década de 70, a chegada de grandes projetos, como CST (Companhia Siderúrgica de Tubarão), Samarco e Aracruz Celulose demandaram grande expansão do Senai para atender às demandas industriais. Com o propósito de sempre oferecer serviços inovadores e diferenciados para os alunos e indústrias, o Senai contava com unidade móveis com laboratórios transportáveis a partir de 1970.

Desde então, foram inauguradas diversas unidades de ensino, cada uma com focos em formações industriais específicas, sempre conectadas com as necessidades das indústrias locais para fornecer mão de obra qualificada às empresas. Atualmente possui 10 (dez) unidades de ensino, sendo 09 (nove) unidades operacionais fixas e 01 (um) centro de ações móveis.

Conheça a localização e atuação de cada uma das unidades do Senai-ES!

Clique aqui e confira!

AMPLIAÇÃO DA ATUAÇÃO

A partir da década de 80, e com a consolidação de parcerias com grandes empresas e o poder público, o Senai expande sua atuação para além da indústria extrativa e começa a oferecer soluções em diversos setores da indústria capixaba.

Além das escolas na Grande Vitória e interior, para aumentar a capilaridade e promover o acesso às soluções e tecnologias oferecidas pelo Senai, a instituição investe em unidades móveis com equipamentos de ponta e preparadas para atender a diversos setores industriais, como a unidade móvel frigorífica e a escola móvel de mecânica veicular.

A atuação do Senai alcança todo o estado, especialmente em função de suas ações móveis, e 18 (dezoito) áreas industriais: Alimentos e Bebidas, Automotiva, Automação, Construção Civil, Couro e Calçado, Gestão, Gráfica, Metalmecânica, Eletroeletrônica, Refrigeração e Climatização, Tecnologia da Informação, Madeira e Mobiliário, Meio Ambiente, Minerais não-metálicos, Petróleo e Gás, Polímeros, Segurança no Trabalho e Têxtil e Vestuário.

O curso de formação para a indústria que você precisa está aqui!

Clique e confira!

Ao longo de sua trajetória no Espírito Santo, o Senai matriculou mais de 1,5 mi de alunos em seus cursos/programas de Iniciação Profissional, Qualificação Profissional, Habilitação Técnica, Aperfeiçoamento Profissional e no Programa de Aprendizagem Industrial.

A partir de 2010, o Senai começa a oferecer consultorias em eficiência energética para as empresas e, em 2017 cria a diretoria de Inovação, Tecnologia e Produtividade, que oferece serviços nestas áreas para as empresas capixabas.

O Senai tem a solução que você precisa para sua indústria!

Clique aqui e saiba mais!

Conheça a história do SENAI ESLINHA DO TEMPO