Aprender a aplicar métodos e conceitos que aumentem a produtividade, reduzam os desperdícios e eliminem gargalos de produção nas empresas de maneira lúdica e divertida. Esse é o objetivo do Lean Game que será promovido para empresários e gestores pelo Senai-ES durante a MEC Show e a Expo Construções, de 7 a 9 de agosto, no Pavilhão de Carapina, em Serra.

O objetivo da metodologia é simular a aplicação de ferramentas lean ao processo produtivo e capacitar os participantes a adotar a filosofia de Lean Manufacturing ou lean office em suas empresas, otimizando os resultados e aumentando a eficiência das equipes e processos.

Inscrições

Para cada dia serão formadas duas equipes com doze pessoas cada uma, o que corresponde a 24 vagas por dia. Os interessados devem fazer a inscrição neste link e escolher entre os dias 7, 8 e 9 de agosto. O lean game será realizado sempre das 17h às 20h, no estande do Senai.  Vale lembrar que, para ter acesso à MEC SHOW e à Expo Construções é necessário se credenciar aqui. 

Lean Game

O Lean Game é um jogo de tabuleiro em que os participantes precisam melhorar a produtividade de uma fábrica por meio da melhora do desempenho de processos produtivos, identificando os gargalos, desperdícios e implementando as melhorias necessárias. Na primeira rodada, os jogadores recebem as orientações do instrutor, que explica os desafios que deverão ser superados na fábrica. Inicialmente serão formadas três equipes com 12 pessoas cada.

Cada etapa representa uma parte da linha de produção e são mensurados o tempo e a dificuldade de produção, tempo de setup necessário para se ajustar a diferentes pedidos, entre outros atributos que tornam cada processo único e geram situações-problema. Ao longo do jogo são introduzidos conceitos e utilizadas ferramentas de produção enxuta, de modo que ao final do jogo a fábrica funcione muito melhor do que no começo e os participantes sejam capazes de iniciar um processo de melhoria de produtividade e redução de custos estruturados na metodologia Lean.

Feira da metalmecânica e construção civil

De um lado competição de drones, robôs subaquáticos e equipamentos inteligentes. Do outro, casa produzida com isopor, impressora 3D para concreto, aplicativos para acompanhamento da obra e tintas ecológicas. Nessa grande vitrine de novidades e prospecção de negócios, as feiras industriais MEC SHOW e EXPO CONSTRUÇÕES abrem seus portões, de 07 a 09 de agosto, para a semana da indústria dos setores metalmecânico e construção civil.

Juntos, os setores metalmecânico, construção civil e petróleo e gás representam cerca de 50% do PIB Capixaba. Nesse cenário econômico representativo, as feiras oferecem um ambiente ideal para a realização de negócios, B2B e crescimento da atividade industrial na economia local e brasileira.

Ampliar as oportunidades de negócios faz parte da semana da indústria capixaba e as feiras apostam em ações de grande importância para movimentar o mercado. Uma delaS é a Rodada de Negócios, realizada em parceria com o Sebrae-ES, que possibilita aos micro e pequenos empresários regionais apresentarem seus produtos e serviços para as principais empresas-âncoras dos setores metalmecânico e construção civil. Este ano, são esperados mais de R$24,5 milhões de negócios futuros.

 

SERVIÇO

MEC SHOW E EXPO CONSTRUÇÕES 2018

De 07 a 09 de agosto de 2018 das 15h às 21h (acesso até às 20h)

Local: Carapina Centro de Eventos – Grande Vitória, Espírito Santo

Telefones: 55 27 3434.0600

Mais informações: www.milanezmilaneze.com.br

www.mecshow.com.br   www.expoconstrucoes.com.br

 

Por Elaine Maximiniano