Você entra no seu carro que, equipado com uma câmera, reconhece seu rosto e imediatamente se ajusta às suas preferências: música que você gosta, temperatura do ar-condicionado, banco com a inclinação que você definiu. Ou então, um desconhecido assume o volante e seu carro imediatamente envia uma foto do rosto do motorista intruso para te ajudar em caso de roubo.

Na indústria perto da sua casa, os gestores têm à disposição uma cópia digital, gêmea, de todo o processo produtivo, onde é possível visualizar todas as perspectivas e dados importantes sobre a fábrica, o que torna possível “testar” possibilidades e descobrir como tornar o processo mais eficiente, rentável e com mais qualidade.

Os exemplos acima são apenas algumas das possibilidades de aplicação de tecnologias da indústria 4.0, como a Internet das Coisas (IoT na sigla em inglês), que permite conectar o mundo físico e o digital por meio de dispositivos, dados e objetos que se comunicam e estão conectados entre si. As possibilidades são inúmeras e os ganhos e possibilidades de modernização também são enormes.

Para falar sobre o assunto o Instituto Senai de Tecnologia (IST) e o Laboratório de Telecomunicações (LabTel) da Ufes convidaram palestrantes nacionais e internacionais para discutir temas como Indústria 4.0, Data Analytics, Sensores em Fibra Óptica, Cyber Physical Systems e Digital Twins nos próximos dias 22 e 23, no Edifício Findes.

De acordo com a diretora de Inovação, Tecnologia e Produtividade de Sesi/Senai, Juliana Gavini, o evento é fruto de uma parceria maior que acontece com o grupo de pesquisa do professor Marcelo Segatto, que tem apoiado muito na construção do posicionamento do IST para a promoção da indústria 4.0 nas indústrias capixabas”, explica.

O evento, que tem inscrições gratuitas, é voltado para alunos de graduação e pós-graduação, pesquisadores de áreas relacionadas e empresas que desenvolvem projetos nesse campo de pesquisa, mas também é aberto ao público em geral. O IoT Conecta tem o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (FAPES), da Secretaria de Turismo do Espírito Santo (SETUR) e da Sociedade Brasileira de Micro-ondas e Optoeletrônica (SBMO).

 

Serviço
IoT.Conecta Workshop

Data: 22 de novembro (quinta-feira), das 8h30 às 17h40; e 23 de novembro, das 9h às 12h

Local: Edifício Findes

Inscrições: www.labtelufes.net/iotconecta

Por Elaine Maximiniano