Profissionais da tecnologia em todo o mundo celebraram, na última quarta-feira (15), o Dia da Informática. Para comemorar esta data importante, o Senai Linhares promoveu a Semana da Informática, um ciclo de palestras com profissionais do mercado de informática e alunos do curso técnico em Desenvolvimento de Sistemas. O evento ocorreu entre os dias 15 e 17.

A palestra de abertura contou com a participação do instrutor Uellington Damazio, que falou sobre “Criptomoedas”, e do professor Franco Cazelli, que tratou do tema “Segurança de informações no uso das redes sociais”. No segundo dia de evento, os alunos do curso técnico de Desenvolvimento de Sistemas apresentaram diversos minicursos para o público interno. Os temas abordados foram “Computação e Nuvem: Drivers Virtuais”, “Controlando seus gastos pessoais com Excel” e “Construção de Website”.

“Como é satisfatório dar significado ao aprendizado, mostrar que o trabalho realizado está sendo feito com muito carinho e dedicação, e isso é o que é percebido em momentos como esses”, destacou o organizador dos minicursos e instrutor do Senai Linhares Bruno Manzoli.

Para o professor, a Semana da Informática foi um momento de enriquecimento no currículo de todos envolvidos. “Trazer profissionais com visões diferentes e instigar o debate, além de ver o que está acontecendo de novo no mercado. Tudo isso é muito importante para os alunos”, disse.

O encerramento aconteceu, hoje (17), com a palestra da especialista em tecnologia Marcia Fortuna, sobre o tema “Internet das coisas”. Logo depois, os alunos tiveram um bate-papo com o professor universitário Pablo Ravani Leite sobre “Gameficação na educação”.

A aluna Karla Gabriely Freitas, de 16 anos, ficou encantada com a diversidade de temas abordados no evento, que trouxe à mostra diferentes áreas da informática.

“A palestra sobre criptomoedas teve uma linguagem clara e objetiva, e consegui compreender melhor sobre o percurso das revoluções tecnológicas e vislumbrar o espaço crescente que as moedas virtuais, como o bitcon, ganham na atualidade. Já a palestra sobre Segurança no Uso das Tecnologias, por exemplo, mostrou que muitas vezes, nós usuários somos o “elo mais fraco” do mundo digital, onde, constantemente somos expostos e nos expomos sem averiguar de maneira correta o que de fato está acontecendo”, explicou Karla.

Curiosidades

O dia 15 de agosto marca a data em que os norte-americanos John Eckert e John Mauchly apresentaram o ENIAC, o primeiro equipamento eletrônico chamado de computador no mundo. A sigla se refere ao termo Electronic Numerical Integrator Analyzer and Computer (ENIAC), que em português significa “computador integrador numérico eletrônico”.

O ENIAC era tão grande que era preciso uma sala inteira para sua instalação. Ele tinha 30 toneladas e ocupava uma área de 180m². Na época, foram gastos cerca de 500 mil dólares para sua construção. Seu sistema operacional funcionava através de cartões perfurados, operados por uma equipe de funcionárias do exército. Apesar de ser exibido em 1946, o computador foi acionado pela primeira vez em 1947.