A Quarta Revolução Industrial está realizando mudanças estruturais nos processos de produção das empresas e também no perfil do profissional. E esta realidade engloba o setor têxtil e de vestuário. Por isso, o ModaLab apresenta a palestra “O Designer de Moda 4.0: um novo perfil profissional para um novo contexto de trabalho”, na próxima quarta-feira (22), no CentroModa do Senai Araçás, em Vila Velha, a partir das 8h30.

Marcelo Ramos, antropólogo, pesquisador de consumo e tendências, e assessor da diretoria executiva do Senai Cetiqt, é quem traz as novidades para essa profissão.

Essa nova versão de designer deve estar preparado para a incorporação de tecnologias digitais na concepção e fabricação de novas peças. O Senai Cetiqt é centro de referência na área e já possui uma planta modelo de confecção 4.0, com máquinas inteligentes e robôs colaborativos, que demonstra como serão as fábricas neste segmento. As roupas inteligentes, que emitem informações a partir do tecido ou de equipamentos como led e sensores, são tendências dentro dessa nova realidade.

Dentro do novo contexto da indústria 4.0, cada profissional deve desenvolver competências socioemocionais ou softskills, que engloba a capacidade de trabalhar em equipe, criatividade e empreendedorismo, essenciais para obter ganhos de produtividade e eficiência em empresas cada vez mais horizontalizadas e flexíveis.

ModaLab

O ModaLab1 é um evento que leva, semanalmente, palestras gratuitas para empresários e profissionais do setor têxtil e de vestuário, além de estudantes de moda. Um espaço em que se é discutido temas desde a criação até a produção de peças.

Sucesso de público, o ModaLab 1, que teria duração de apenas quatro semanas, seguintes ao lançamento do Laboratório de Moda Aberta do CentroModa, no Senai Araçás, em Vila Velha, ocorrido em julho, o evento foi estendido até o final do ano e, em 2019, passa a fazer parte do planejamento anual da unidade.

Além disso, há planos de que o evento seja expandido para o interior do Estado, como o ModaLab2, em Colatina, que seguirá o mesmo perfil da primeira edição.

Indústria 4.0

A indústria 4.0 – ou quarta revolução industrial – marca a integração do mundo físico e virtual e abrange as áreas da internet das coisas, big data e inteligência artificial.

Há países mais avançados no desenvolvimento da indústria 4.0. Na dianteira estão Estados Unidos, Alemanha, Coreia do Sul e China.

Serviço

ModaLab1: O Designer de Moda 4.0: um novo perfil profissional para um novo contexto de trabalho

Palestrante: Marcelo Ramos, antropólogo e pesquisador de consumo e tendências, e assessor da diretoria executiva do Senai Cetiqt
Data: 22/08
Local: CentroModa, Senai Araçás, em Vila Velha
Horário: 8h30
Inscrição: bit.ly/2MJCMvR

Por Fiorella Gomes

Comentários do Facebook