Entre os princípios de ensino do Senai está o casamento entre prática e teoria. Nas unidades da instituição, os alunos aprendem colocando “a mão na massa”. E é isso que os tornam realmente aptos para o mercado de trabalho, elevando suas chances de contratação. E para reforçar essa ideia, o Senai Araçás, em Vila Velha, promoveu o talkshow “Aprender fazendo”, nesta quarta-feira (29), dentro da programação do ModaLab1, onde estudantes da unidade puderam conhecer histórias de ex-alunos e instrutores que alcançaram o sucesso.

“É uma tarde de compartilhamento de experiências que trazemos para os nossos estudantes. São cases de alunos e instrutores que tiveram sucesso por ter aprendido fazendo no Senai. Estamos impressionados pelo auditório lotado e felizes por ver os estudantes saindo com brilho nos olhos e dizendo ‘nunca participei de um evento tão bacana como esse’”, relatou Ewandro Petrocchi gerente do Centro de Educação Profissional do Senai Araçás, em Vila Velha.

O primeiro bate-papo com o público foi realizado pelo ex-aluno Jackson Carvalho, que foi aprendiz no Senai Araçás. Aos participantes, ele relatou a experiência que viveu há 11 anos, ao participar da Olimpíada do Conhecimento em Santa Catarina e sagrar-se campeão nacional na modalidade moda.

“Ele contou toda a história, desde a participação nas olimpíadas internas, que o levou a representar a unidade na etapa estadual e, posteriormente, representar o Senai Espírito Santo em Santa Catarina. O mais bacana foi vê-lo relatar como estudar no Senai fez diferença em sua vida. Jackson veio do interior, trabalhava em plantações de café e teve a oportunidade de estudar e aprender fazendo”, contou Ewandro.

A arquiteta e instrutora da entidade, Janine Silva, falou sobre os diversos projetos desenvolvidos por alunos da unidade e monitorados por ela, como a Ilha Ambiental, que conquistou o segundo lugar da Mostra Inova, na Olimpíada do Conhecimento, no mês de julho deste ano, em Brasília. Um bate-papo sobre a importância da multidisciplinaridade no desenvolvimento dos projetos e de aplicar a teoria aprendida em sala de aula ao dia a dia.

Ewandro antecipou que, devido ao sucesso do evento, outros talkshows de integração entre alunos e docentes devem ser incorporados no planejamento do ModaLab.

 

Sobre o ModaLab

O ModaLab1 é um evento que leva, semanalmente, palestras gratuitas para empresários e profissionais do setor têxtil e de vestuário, além de estudantes de moda. Um espaço em que se é discutido temas desde a criação até a produção de peças.

Sucesso de público, o ModaLab 1, que teria duração de apenas quatro semanas, seguintes ao lançamento do Laboratório de Moda Aberta do CentroModa, no Senai Araçás, em Vila Velha, ocorrido em julho, o evento foi estendido até o final do ano e, em 2019, passa a fazer parte do planejamento anual da unidade.

Além disso, há planos de que o evento seja expandido para o interior do Estado, como o ModaLab2, em Colatina, que seguirá o mesmo perfil da primeira edição.

Por Fiorella Gomes