O espaço é dedicado ao aumento da produtividade e eficiência operacional para empresas

Foi inaugurado nesta segunda-feira, dia 16/04, o Instituto Senai de Tecnologia – IST, na unidade de Beira Mar, em Vitória. Com mais de 83 centros pelo país, o Instituto capixaba é pioneiro em práticas voltadas para a eficiência operacional com foco no aumento da produtividade e competitividade das empresas.

O espaço possui dois serviços fundamentais: ‘Laboratório de Práticas Lean’, para teste e validação de ferramentas visando uma produção mais enxuta; e o ‘Laboratório Aberto’, um ambiente de criatividade e inovação com foco em prototipagem e validação de novos conceitos, tecnologias e negócios. O ‘Laboratório Aberto’ será o primeiro spacemaker de Vitória, uma espécie de coworking da indústria e será aberto para a sociedade. O local conta com consultores, salas de reunião, sala de treinamento executivo e espaço para equipamentos portáteis.

A ação, que está conectada com a missão do Sistema Findes de aumentar a competitividade da indústria, marca uma mudança de posicionamento do Senai ES. “O Senai possui uma história e tradição muito longa na educação, na capacitação, e agora começa a dar um passo forte na linha da tecnologia, da produtividade e inovação. Esperamos que isso tenha uma grande repercussão nas empresas”, disse Léo de Castro. O presidente da Findes também reforçou que o espaço é voltado aos industriais e empresários que buscam melhorar seus processos produtivos e aumentar a eficiência operacional.

“Nosso instituto tem um papel importante de se conectar com outros 83 institutos espalhados pelo Brasil. Foi feito um investimento nesses institutos de mais de 2 bilhões de reais. Esta é uma estrutura que está disponível para a que a indústria capixaba utilize toda a nossa tecnologia”, afirmou Mateus Simões, diretor executivo de Tecnologia, Inovação e Produtividade do Senai.

Eficiência Operacional

O conceito de eficiência operacional engloba a prática de tornar os processos (atividades desempenhadas pela empresa, com o objetivo de chegar a um produto ou serviço final), melhores. Por exemplo, se a indústria não cuida adequadamente do seu estoque, pode estar perdendo insumos importantes, assim como a falta de planejamento do layout do chão de fábrica pode incorrer em perdas de energia elétrica ou de tempo de produção – itens que impactam negativamente na sua eficiência operacional. A eficiência operacional, portanto, está diretamente ligada à redução de custos de operação. Importante destacar que “custos” não quer dizer apenas dinheiro, mas também tempo, recursos humanos, entre outros.

O STI trabalha principalmente com a metodologia Lean, que já atendeu mais de 3 mil indústrias pelo país e possui um programa específico no estado chamado ES Mais Produtivo, um programa que constrói soluções de baixo custo, a curto prazo, com resultados expressivos na operacionalização do produtivo e diminuição de desperdícios.

 

Cursos gratuitos

O Instituto SENAI de Tecnologia vai oferecer, na semana de lançamento, um minicurso gratuito de EXPERIMENTO DE PRODUTIVIDADE ENXUTA: Menos desperdício e mais lucratividade. O minicurso será realizado entre os dias 16 e 20 de abril. Serão 10 turmas, em três horários diferentes. As aulas são voltadas a profissionais das indústrias e têm o objetivo de estimular as empresas a adquirirem uma visão aprimorada, buscando aumento de produtividade e geração de lucros. As inscrições podem ser feitas pelo link: http://bit.ly/ISTRequerimento. As vagas são limitadas.

 

Serviço:
Data: 16/04 a 20/04
Local: Instituto Senai de Inovação, Senai Beira Mar
Horários:
16/04 –  das 9h às 12h
17/04 a 20/04: das 13h30 às 17h30 e das 18h30 às 22h

 

Por Natalia Goldring