Quem passa pelo Sesi-ES e Senai-ES se destaca na vida acadêmica e profissional: ex-aluno dessas instituições, Nickolas Caldeira Freire da Costa foi premiado na noite desta quarta-feira (15) pela Fucape Espírito Santo, na 16ª edição do Prêmio Excelência Acadêmica.

O jovem de 25 anos foi aluno de Ensino Médio da unidade de Laranjeiras do Sesi e aluno da 1ª turma da Educação Básica articulada com Educação Profissional (Ebep) do Senai Civit, no curso de Rede de Computadores. Hoje, aos 25 anos, formado em Administração pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), viu seu trabalho de conclusão de curso ficar em 4º lugar na premiação, após concorrer com 400 trabalhos enviados por estudantes de 19 Estados brasileiros.

No trabalho, ele abordou a identidade de gênero no marketing da Avon, focando na reação do público nas redes sociais diante do posicionamento da empresa sobre o assunto.

“Ficar nessa colocação foi muito legal. Eu enviei a monografia para disputar esse prêmio junto com alguns colegas do curso, queria tentar a sorte”, contou.

O prêmio oferece bolsas integrais de mestrado na instituição para os três primeiros colocados, além de experiência de imersão no setor de controladoria da ArcelorMittal Tubarão e, embora não tenha conseguido a bolsa, Nickolas contou ao Sistema Findes que entende que esse é um grande passo em sua vida profissional.

“É importante para minha carreira. A quantidade de pessoas que leram nosso trabalho, em todas as etapas desse processo, ter ficado nessa colocação, em meio a tantos trabalhos, significa que gostaram do tema, do que fizemos. Fico feliz ainda com o fato de uma amiga do curso também ter conseguido ficar entre os 10 primeiros trabalhos premiados”, afirmou.

Para Nickolas, sua passagem pelo Sesi e Senai contribui para sua formação acadêmica e o desenvolvimento de habilidades para a vida profissional. “Eu sempre falo que sou grato pela minha experiência no Sesi, pelos professores que tive, por tudo que aprendi, os amigos e contatos que eu fiz. No Ensino Fundamental, eu não consegui manter muitas amizades, mas no Sesi, eu criei e consegui manter muitos laços. Profissionalmente também foi muito importante: estudando lá consegui minha primeira experiência  profissional, aos 17 anos, precisava estagiar, queria ter meu próprio dinheiro e, lá, consegui”, disse.

A Findes foi representada no evento pela diretora de Educação Sesi/Senai, Priscila Marques Carneiro, e a gerente de Educação do Senai, Zilka Sulamita.

 

A premiação

Os trabalhos enviados para a 16ª edição do Prêmio Excelência Acadêmica da Fucape são originários do Amapá, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio Grande de Sul, Rio de Janeiro, Roraima, Santa Catarina, São Paulo. Eles foram avaliados por 181 mestres e 53 doutores.

Por Fiorella Gomes