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Senai produz máscaras para destinar a colaboradores da Findes e suas entidades

Pensando na saúde e proteção de seus colaboradores, e também em contribuir para o combate e a prevenção da Covid-19 no Espírito Santo, a Findes – por meio do Senai ES – irá distribuir cerca de 5 mil máscaras para o seu público interno.

Essa é a campanha “Proteja e faça o bem”, que começa nesta sexta-feira (17), na Grande Vitória, e segue para as unidades do interior do estado. As máscaras estão sendo confeccionadas pelo corpo técnico do Senai Centromoda, localizado na unidade de Araçás, em Vila Velha.

Cada colaborador da Findes e suas entidades terá direito a duas máscaras, que são ideias para uso diário. No início deste mês de abril, o Ministério da Saúde recomendou o uso de máscaras de pano, como uma espécie de barreira física contra o novo coronavírus. A medida foi estimulada com o objetivo de garantir uma alternativa de proteção e diminuir a corrida por esse tipo de produto, garantindo a oferta a profissionais de saúde.

“Essas máscaras serão de duas camadas de tecido, seguindo as normas técnicas de produção desse equipamento. É importante ressaltar que elas vão possuir um poder de retenção maior do que o mínimo recomendado pelo Ministério da Saúde. Segundo a indicação técnica, o tecido utilizado na produção de máscaras de uso diário deve possuir, no mínimo, 65% de algodão. O nosso tem 95% de algodão”, ressalta o gerente regional do Senai Vila Velha, Pedro Paulo Menezes Domingues.

Entregas 

Pensando no bem estar e saúde dos colaboradores e para uma melhor distribuição da demanda, a fim de evitar a aglomeração de pessoas nesse momento de prevenção do coronavírus, a entrega das máscaras será realizada na entrada de cada unidade, ao ar livre e de forma que não haja aglomerações e que possa ser cumprido a recomendação de 2 a 3 metros de distância de cada pessoa.

Nas unidades da Grande Vitória, as entregas forão realizadas por ordem alfabética, com horários pré-estabelecidos. Esse protocolo de prevenção e combate ao novo coronavírus foi utilizado durante a campanha de vacinação da gripe comum.

Confira o cronograma das demais entregas:

Doações

Além da doação de máscaras, os colaboradores da Finde e suas entidades estão sendo incentivados a contribuir com dois movimentos solidários promovidos pela federação neste período de isolamento social: “Tá Limpo” e “Indústria do Bem”.

O “Projeto Tá limpo” é uma iniciativa que recebe o apoio do Cindes e trata-se de uma captação de recursos para a compra de kits de higiene, composto por dois litros de água sanitária e 500 ml de detergente. Os kits serão doados às famílias em situação de vulnerabilidade social no Espírito Santo. A distribuição será feita pela ONG CUFA – Central Única das Favelas. O valor aproximado do kit é de R$ 3,75. A contribuição é via picpay do Cindes.

A “Indústria do Bem” é um movimento que identifica as principais demandas do sistema público de saúde e estabelece a conexão com empresas, trabalhadores e a população, em geral, para que todos possam colaborar e atender a demanda. Os recursos são todos colocados à disposição do governo do Estado, que conhece as necessidades da rede pública de saúde e faz a alocação das contribuições de acordo com as carências de cada área. O valor será destinado, por exemplo, para compra de materiais de higiene, equipamentos de EPI’s e hospitalares. As doações podem ser em dinheiro ou em materiais, via picpay ou transferência bancária. É só acessar http://findes.com.br/industriadobem/

Mais ações do Senai Centromoda

Além da fabricação de máscaras para uso diário, com a finalidade de proteção dos colaboradores da Findes e suas entidades, o Senai ES – por meio do Centromoda – também está dando apoio às indústrias capixabas.

As unidades que possuem maquinário para os cursos de Produção de Moda e voltados para o setor do vestuário, estão disponibilizando a infraestrutura existente para as empresas.

“Também estamos apoiando a indústria por meio de apoio técnico para a fabricação de máscaras. Empresas do ramo de vestuário e moda têm apostado na fabricação desse material, como uma alternativa nesse período de paralisação das atividades por conta do isolamento social. Nosso consultor de moda, Jackson Carvalho está à disposição para ajudar essas indústrias”, ressaltou Pedro Paulo.

O Senai Centromoda também estuda uma forma de ajudar na fabricação de máscaras N95, voltadas para os profissionais da saúde. Essa é uma parceria com o Senai Cetiquit, do Rio de Janeiro, e também a empresa Fipesa da Região Sul do país.

As chamadas máscaras cirúrgicas, que possui eficiência de até 97% na retenção do vírus, necessita de matéria-prima específica que está sendo testada pela empresa parceira. A ideia é que o material possa ser doado aos hospitais e profissionais de saúde do Espírito Santo.

*Por Fiorella Gomes

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Senai inova na capacitação para a indústria da moda

O Senai Modalab tem como objetivo desenvolver a indústria de vestuário, estimular a inovação e a geração de novas oportunidades para o setor de moda.

As tendências do mercado estão em constante mudança. Exemplo disso é o mercado da moda, que busca profissionais capacitados não só para a composição de looks, mas em comunicação para as redes sociais. O Senai sempre acompanha as novas demandas, inovando na oferta de cursos. Para fornecer profissionais capacitados ao mercado da moda, apresentamos o curso Técnico em Produção de Moda.

 

Com duração de 12 meses e ênfase em gestão de imagem e Visual Merchandising, o curso vai qualificar o aluno para atender todas as funções exigidas pelo mercado de trabalho, possibilitando que ele atue na execução de looks diversos, que podem estar focados tanto em exposições, vitrines e produção publicitária quanto em desfiles.  A qualificação está disponível nas unidades de Colatina e Vila Velha.

 

Faça seu cadastro de interesse!

Não perca tempo, acesse: senaies.com.br/matriculas2020 e faça agora o seu cadastro de interesse.

 

Como ingressar no curso?

Os interessados devem ter, no mínimo, 16 anos completos, estar cursando a 2ª ou 3ª série do Ensino Médio, ou comprovar a conclusão das atividades escolares. Para realizar a matrícula, o candidato deve preencher o requerimento e entregar os documentos na Secretaria das unidades do Senai. Para menores de 18 anos, é necessário o acompanhamento de um responsável, portando documento de identificação.

Os documentos solicitados são: duas fotos 3×4, Certidão de Nascimento ou Casamento, Identidade, CPF, Título de Eleitor, Certificado de Reservista/ Alistamento Militar, Comprovante de endereço atualizado (recebido pelo Correios), CEP e histórico escolar ou declaração de ensino Médio (2º ou 3º ano).

Informações podem ser obtidas nas unidades de ensino do Senai-ES de segunda a sexta-feira das 8h às 20h ou pelo site senaies.com.br/matriculas2020.

Por Yan Carlos

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Senai e Sesi marcam presença no Circuito Startup Summit

Projetos desenvolvidos por alunos do Senai serão expostos no maior evento de inovação e empreendedorismo já realizado no Espírito Santo. É de sexta-feira (06) a domingo (08), na Praça do Papa, em Vitória. Entrada gratuita

Está chegando a hora do “Circuito Startup Summit”: o primeiro evento do Espírito Santo que integra empreendedorismo, tecnologia, conhecimento, música e games em um espaço pensado para estimular a criatividade e a inovação. A programação começa nesta sexta-feira (06), a partir 18h, na Praça do Papa, em Vitória, e se encerra no domingo (08). E, claro, o Sesi e o Senai não poderiam ficar de fora dessa.

Realizado pelo Sebrae, com o apoio do Ecossistema de Inovação, o evento é gratuito, com inscrições feitas pelo site www.sebraesummites.com.br. Voltado para empresários, empreendedores e estudantes de todas as idades, o Circuito terá 54 horas de programação com mais de 40 atrações, oito palestrantes e 15 espaços de inovação e tecnologia, entre eles o “Academy Tech”.

Esse é um local de conexão entre o mundo acadêmico e o mercado, para colocar a inovação em prática como uma inteligente solução de negócio. No espaço, o público poderá conhecer os projetos inovadores que o Senai realiza com seus alunos e também instrutores para solucionar desafios reais da indústria e da sociedade; além de novas tecnologias criadas pela academia e parceiros do Ecossistema de Inovação.

Meio Ambiente e Inclusão

Os trabalhos selecionados pelo Senai para o Startup Summit são voltados para as áreas de meio ambiente e inclusão da pessoa com deficiência no mercado de trabalho.

O projeto “Ilha Ambiental”, de autoria das alunas Estefânia Aparecida Silva e Karina Correa dos Santos, do curso de Edificações do Senai Vila Velha, sob coordenação da instrutora Janine Gomes. Vice-campeão nacional da Mostra Inova, o trabalho foi idealizado para recuperar cursos de água. Para isso, foi projetada uma ilha flutuante composta por plantas macrófitas, capazes de filtrar a poluição das águas a partir da fitorremediação, uma tecnologia natural, versátil e de baixo custo operacional

Pensando na inclusão da pessoa com deficiência (PCD) nos cursos de capacitação profissional de solda e também no mercado de trabalho, os alunos do Senai Vitória tomaram a iniciativa de realizar uma “Adaptação do Laboratório de Solda para Cadeirantes”, tornando-o mais acessível. Para isso, foram realizadas pesquisas e questionários com pessoas com deficiência, especialistas e responsáveis por instituições de apoio ao PCD.

Inovação na Prática

O “Circuito Startup Summit” é pensado para que o público entenda todos os processos envolvidos em um negócio de inovação. Para tal, a programação traz palestras sobre temas que serão ministradas especialistas renomados no cenário nacional, além de oficinas, espaços colaborativos e troca de experiências.

Os pequenos também têm vez na programação do Summit. Para crianças a partir de sete anos de idade haverá oficinas no Espaço Maker sobre desenvolvimento de games, empreendedorismo e inovação. Nesse local, há ainda oficina para Youtuber (9 a 16 anos), Internet das Coisas (10 a 16 anos) e NASA Space Apps (acima de 14 anos).

Há ainda atrações especiais envolvendo drones. Se a criança tem a partir de 10 anos, poderá pilotar um equipamento desse de forma experimental; a partir dos 12, poderá participar de uma batalha; a partir de 14 anos, o adolescente poderá aprender a montar pequenas aeronaves.

Para os gamers, foi preparado um campeonato de League of Legends (Lol), Call of Duty, Free Fire e Counter-Strike; além do Espaço Indie, onde há a possibilidade de conhecer alguns jogos produzidos no Espírito Santo.

Mercado aquecido

Segundo um levantamento feito pela Associação Brasileira de Startups, o número de startups que se cadastraram entre 2012 e 2017 dobrou, indo de 2.519 negócios para 5.147. Hoje, já são mais de 12 mil empresas seguindo esse modelo.

No Espírito Santo, a Mobilização Capixaba pela Inovação traçou uma meta de que o estado alcance 1.000 novas startups em 10 anos, que seja sede de pelo menos 20% das maiores empresas de base tecnológica e esteja entre os cinco mais inovadores do país. Atualmente, o estado possui 80 startups.

Arena do Conhecimento

Participe de uma jornada criada para provocar o pensamento criativo inovador, com palestras sobre macro temas de relevância, apresentação de pitches de startups e casos de inovação na prática.

Academy Tech

Um espaço de conexão entre o mundo acadêmico e o mercado para colocar a inovação em prática como uma inteligente solução de negócio. Haverá exposição de novas tecnologias desenvolvidas pela academia e parceiros do Ecossistema de Inovação.

Espaço Colab

Neste espaço, os parceiros do Ecossistema de Inovação apresentam uma programação diversificada com debates sobre empreendedorismo e inovação, sendo uma conexão entre os setores da economia, governo e startups. Um local de interação com os ambientes promotores de inovação no Espírito Santo.

Espaço Share ID

Venha conhecer e participar deste espaço de troca de experiências entre especialistas, startups e empreendedores. Um bate-papo para discutir novas tecnologias, o mercado de games, diversidade, sustentabilidade, entre outros temas de relevância da atualidade.

Espaço Startup

Nesta exposição de negócios inovadores você poderá conhecer diversas startups, trocar ideias, inspirar-se, aumentar seu networking e até gerar novos negócios para a sua empresa. Essas startups apresentarão pitches ao longo dos 3 dias de evento na Arena do Conhecimento.

Espaço Startup Mundi

Neste espaço, haverá jogos de tabuleiro como plataforma para apresentar etapas e conceitos fundamentais do processo de inovação em um ecossistema de startups. Os jogadores irão vivenciar situações reais de forma lúdica, lidando com desafios e orçamentos, fazendo pitches para investidores e muito mais. Venha aprender sobre o assunto de um jeito divertido e com uma experiência descontraída e ainda mais produtiva.

Arena Inovação | Startup Weekend

O Startup Weekend é um evento da TechStars Global, que traz a você o melhor método para inovar e te ajuda a descobrir se sua ideia de projeto ou negócio dará certo! Encontrou um problema no mercado que você acredita que pode ajudar a mudar? Vem com a gente! Este é um evento que acontece em mais de 170 países pelo mundo. Após apenas 54 horas, você sairá com uma startup montada, validada e já com as primeiras vendas. From zero to hero!!! Será um fim de semana intenso, começando na sexta-feira à noite (6/12) e terminando no domingo (8/12) com a apresentação das startups montadas diante de um júri formado por representantes de grandes empresas, aceleradoras, investidores e muito mais. Você e sua ideia podem inclusive ser descobertos por olheiros do ecossistema inovador da cidade.

Espaço Conexão

Uma oportunidade de troca de experiências e networking, em que conectamos os principais players do Ecossistema de Inovação capixaba e do país. Liberdade para empresas, parceiros e empreendedores conversarem sobre assuntos relevantes às suas áreas de atuação de acordo com suas realidades e expectativas do mercado.

Espaço Maker

Espaço voltado ao fomento da cultura maker em crianças, adolescentes e empreendedores em geral. A proposta é aprender com a “mão na massa”, de forma lúdica, novas tecnologias: desenvolvimento de games, youtuber, internet das coisas, programação e prototipagem.

Arena de Drones

Uma arena espaçosa e segura para experimentação com drones. Venha ser piloto ou espectador. Neste espaço também vão rolar batalhas e corridas de drones.

Batalha de Drones: uma brincadeira em que ganha o participante que conseguir derrubar o drone do outro. Não é preciso ter experiência prévia. Para maiores de 12 anos. Inscrições no local.

Corrida de Drones: uma competição profissional em que vence o piloto que conseguir chegar primeiro, passando por todos os obstáculos. Esta atividade exige treinamento prévio e grande experiência, sendo restrita aos profissionais do evento e competidores que atendam os pré-requisitos estabelecidos no evento.

Arena Gamer

Adentre o universo gamer em uma arena com campeonatos, mostra de jogos e loja com games e artigos geeks. Conheça o mercado, suas oportunidades, e divirta-se com os players que também se amarram em tecnologia! Vai rolar campeonato de games e exposição de jogos criados em Games Jams.

Maratona Musical

Neste espaço, vai rolar a “HackaMusic”, uma maratona inovadora de composição musical. Além de compositores, instrumentistas e intérpretes, o evento será aberto a integrantes da comunidade de produtores audiovisuais, empresários artísticos, profissionais de marketing digital e startups que desenvolvem novas soluções para o mercado de expansão da arte e do entretenimento, em especial da música.

Food Park

Uma área com food trucks que oferecem deliciosas experiências gastronômicas e completam a visita ao Circuito Startup Summit Espírito Santo.

Loja Summit

Antes de ir embora, não deixe de passar em nossa loja e adquirir seu souvenir para lembrar dos momentos vividos no Startup Summit Espírito Santo.

06/12 – “Fazendo a Inovação Acontecer” – Ridadávia Drummond

Horário: 19h às 20h30
Sobre o palestrante:
Doutor, mestre e bacharel pela UFMG, além de especialista em Negócios Internacionais pela PUC Minas. Pós-doutor pela Faculty of Information Studies, da Universidade de Toronto, no Canadá. Autor do livro “Fazendo a Inovação Acontecer”.

07/12 – “Tecnologia para Negócios: Big Data e Inteligência Artificial” – Lisiane Lemos

Horário: 10h às 11h30
Sobre o palestrante:
Gerente de Novos Negócios da Google. Formada em Direito, é advogada e especialista em tecnologia e tratamento de dados por escolha. Por quase seis anos foi Executiva da Microsoft. Em 2017, foi reconhecida pela revista Forbes como uma das jovens com menos de 30 anos que fazem a diferença no Brasil. Em 2018, foi eleita uma das mulheres negras mais influentes do mundo pelo Most Influential People of Africa Descent (MIPAD) da ONU, na categoria negócios e empreendedorismo.

– “FdP – Futuro do Presente” – Rafael Studart

Horário: 14h às 15h30
Sobre o palestrante:
CEO e cofundador da Cody Academic, escola de tecnologia criativa para crianças e adolescentes. Professor universitário, formado em Ciências da Computação, Mestre em Engenharia de Sistemas e Computação e Doutor em Filosofia e PhD em Engenharia de Dados e Conhecimento. Também é ator, roteirista, apresentador de eventos e de programas de TV. É criador do Prêmio Multishow de Humor e integrante do canal Castro Brothers.

– “Mude ou Morra” – Prepare seu negócio para a nova economia” – Renato Mendes

Horário: 16h às 17h30
Sobre o palestrante:
Sócio da Orgânica, professor de Marketing Digital do Insper, mentor Scale Up da Endeavor Brasil e colunista da Época Negócios. Possui mais de 16 anos de experiência, dos quais quase cinco como executivo da Netshoes, onde também ocupou o cargo de Head of Marketing & Communications for Latin America.

– “Você está de mudança e talvez não saiba” – Luciano Potter

Horário: 18h às 19h30
Sobre o palestrante:
Jornalista atuante no grupo RBS desde 2002, onde realizou coberturas de Copas do Mundo, e outros eventos de destaque nacional e internacional. Atualmente, é apresentador dos talk shows Pretinho Básico e ATLGreNal, além de comandante do podcast “Potter entrevista Potter”.

08/12 – “Porque negócios inovadores precisam de comunidades” – Jeniffer Medeiros

Horário: 10h às 11h30
Sobre o palestrante:
Empreendedora, fundadora da startup ampyou e da aceleradora Beez. É gestora de comunidades do banco de investimentos Bossa Nova. Há dois anos, assumiu a mentoria e organização do Startup Weekend. Ganhou prêmio de melhor empreendedora no Programa Lemonade e foi agente de inovação da SEDECTES pelo programa Minas Digital onde replicou o modelo de construção de comunidades em mais de 20 cidades do interior.

– “O futuro das cidades” – Guilherme Freire

Horário: 14h às 15h30
Sobre o palestrante:
Fundador e CEO da Grow Mobility, holding resultante da junção da Yellow e da Grin, com foco em soluções de mobilidade urbana. Empreendedor com experiência em planejamento e desenvolvimento de negócios.

– “Os não Óbvios: Oportunidades Escondidas nas Disrupções” – Luiz Candreva

Horário: 16h às 17h30
Sobre o palestrante:
Empresário, professor e Head Of Innovation e Digital Transformation do Hub/SP. Um dos principais futuristas do país, foi eleito um dos 100 jovens mais inovadores da América Latina pela FCo e top 10 mentores brasileiros no Startup Awards 2017 e 2018 da ABStartups.

Serviço

Circuito Startup Summit
Sesi e Senai no Academy Tech

Onde: Praça do Papa, Vitória (ES)

Quando: 06, 07 e 08 de dezembro

Entrada: gratuita

Inscrições pelo site: www.sebraesummites.com.br

Por Fiorella Gomes

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Senai Araçás vence a Gincana do Plástico Tampinha Legal

Gilbertto Menezes, gerente do Senai Araçás, representa os alunos da unidade durante premiação da Gincana do Plástico Tampinha Legal

O Senai Araçás é a unidade vencedora da Gincana do Plástico Tampinha Legal 2019, que tem como objetivo conscientizar as crianças e os adolescentes quanto ao reaproveitamento do material plástico. Ao todo, nesta edição foram arrecadadas 1.742.442 kg de tampinhas que serão vendidas a uma empresa de reciclagem. A renda gerada será doada para uma instituição de amparo legal.

Os vencedores foram revelados durante a abertura da 12ª Semana do Plástico. Somente a unidade arrecadou 116.820 kg de tampinhas. Durante a premiação, os alunos foram representados pelo gerente Gilbertto Menezes.

Segundo ele, a gincana já faz parte das ações pedagógicas da unidade. O processo de conscientização em relação a importância da reciclagem e a reutilização do plástico foi abordado pelo coordenador Wistercley com nossos alunos da aprendizagem.

“Cada turma ficou responsável por coletar as tampinhas e divulgar para a comunidade escolar a importância do projeto que vai além da reciclagem. A competição saudável entre os alunos, contribui de maneira significativa para conscientização de que o plástico não é um inimigo da sociedade, mas seu uso consciente e sua reutilização, faz toda diferença para a sociedade como um todo”, explicou.

“Participar do projeto, independente da premiação, já muito gratificante. Entretanto, ganhar estimulou ainda mais nossos alunos a manter um hábito mais saudável na utilização do plástico e da destinação consciente do mesmo para a sociedade hodierna”, completou.

 

Ele ressaltou a importância da competição para o desenvolvimento dos estudantes. “O projeto desperta a conscientização do cidadão na utilização e reutilização consciente do plástico. A participação neste projeto ajuda os alunos a se conscientizar que o plástico não é um vilão, mas amigo do cidadão consciente e empreendedor”, reafirma o gerente do Senai Araçás.

Entre as unidades do Sesi, a vencedora foi a de Civit, na Serra,  que arrecadou 227.800 kg de tampinhas plásticas. O material será vendido a uma empresa de reciclagem e a renda gerada com essa ação será doada para o Instituto Goiamum, que trata de educação ambiental.

Sobre a Gincana

A Gincana do Plástico Tampinha Legal foi realizada pela primeira vez em 2017 pelo Sindicato da Indústria de Material Plástico do Espírito Santo (Sindiplast-ES) em parceria com a Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes), o Sesi-ES e o Senai-ES.

Durante a competição, os alunos são incentivados a coletar tampinhas plásticas, como as de pasta de dente e refrigerante, por exemplo. A ideia é mostrar que o retorno de produtos plásticos ao ciclo de produção é uma oportunidade de negócio viável, além de uma ação ambiental importante para o planeta.

Por Fiorella Gomes

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Circuito de Capacitação aborda Marketing de Influência em Moda

Empresários e colaboradores da indústria do vestuário, além de profissionais da área da moda capixaba estiveram presente no Senai CentroModa Araçás, em Vila Velha, na manhã desta quinta-feira (1º), para conferir a primeira palestra do Ciclo de Capacitação do Vestuário edição 2019. Em pauta, o Marketing de Influência em Moda.

Ministrada pelo jornalista, consultor e executivo Pedro Pirim a palestra trouxe para o público conceitos como Storytelling e o arquétipo do herói, inteligência social, marketing de influência e Warmth & Compentence, que é a capacidade de percepção social de um grupo ou empresas em dimensões universais.

O conteúdo rico trazido pelo especialista, que já atuou em marcas como Melissa, Redley, Ipanema, Reserva, Wöllner, Redbull, Addict e Ana Couto/Laje, mostrou ao público as tendências de consumo na era digital, bem como o comportamento nas redes sociais: hoje em dia, as pessoas tendem a serem influenciados mais por amigos do que por autoridades, por exemplo.

“Se você quer realmente criar um movimento de influenciar as pessoas, é necessário criar um programa de engajamento com início, meio e fim, que irá fazer com que as pessoas sejam realmente impactadas, influenciadas pela sua marca”, orientou o especialista em programas de engajamento, criação de experiências e conteúdos.

Ao público, Pirim ressaltou a importância de se criar uma narrativa consistente para sua marca, bem como a de se humanizar as relações com clientes, tornando-as saudáveis e produtivas.

Ele apresentou ainda alguns tipos de influenciadores que devem ser levados em conta na hora da tomada de decisão, como os conectores (bons comunicadores e articuladores dentro do seu ciclo de convivência), reconhecedores (identificam tendências e disseminam conteúdos) e os vendedores (são aquelas pessoas com o poder de argumentação e convencimento para venda).

Pedro Pirim também compartilha experiências e conhecimento com o público que comparecer na noite desta quinta-feira ao Senai CentroModa de Colatina, no Noroeste do Estado. É às 18h30.

O Ciclo

O Circuito de Capacitação do Vestuário é promovido pelo Fundo de Inovação da ModaCapixaba (Inovamoda), por meio do Instituto Euvaldo Lodi (IEL-ES), a Câmara Setorial da Indústria do Vestuário da Findes e o Instituto RioModa. São palestras que democratizam o conhecimento para a indústria do vestuário no Estado, contribuindo para a sua maior produtividade, competitividade e qualificação profissional. O evento é voltado para empresas do segmento, bem como pessoas que atuam na área da moda.

Por Fiorella Gomes

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Movimento ModaLAB recebe a marca Borana na estreia da Edição 2019

O start dessa programação especial será no próximo dia 30, às 19 horas,
no Senai Araçás, em Vila Velha

 

Vai começar a temporada 2019 do ModaLAB, o movimento que une diversos setores da indústria capixaba, academia e mentes criativas no estímulo à inovação nos setores de confecção, vestuário e têxtil.

O start dessa programação especial, que conta com workshops, palestras, workshops, oficinas e talk shows com referências em design, moda e mundo empresarial, será no próximo dia 30, às 19 horas, no Senai Araçás.

E para começar com o pé direito e muito estilo, no melhor clima capixaba, o ModaLab convida a marca de beachwear Borana, que desfilará sua coleção lançada na São Paulo Fashion Week.

Um talkshow será realizado com Jorge Aguiar e Patiara Aguiar, diretora criativa da marca, que compartilham com o público sobre a incrível trajetória dessa empresa capixaba. Interessados devem se inscrever acessando aqui.

O ModaLab

Lançado em julho de 2018, o ModaLab foi inicialmente concebido para ser um programa de eventos com duração de seis semanas, mas ganhou força devido às suas raízes criativas e suas ações geradoras de conexões. Neste quase um ano de existência, novas perspectivas, possibilidades e experiências diversas aconteceram, possibilitando que o ModaLab passasse de “um programa de eventos” para um “Movimento”, com adesões espontâneas, em sintonia com o mais alto conceito colaborativo.

O Movimento ModaLAB conta hoje com uma diversidade de atores: Senai, Sesi, Sebrae e Senac; além da adesão de alguns Sindicatos da Indústria e Câmaras Setoriais, empresas, empresários voluntários e também uma forte parceria com a academia, representada nesta edição pela UVV, FAESA e Vasco Coutinho.

Conceito

Nesta edição 2019, a curadoria de Rosa-Nina Liebermann traz a “Caixa de Ideias”. Nela estão representadas as múltiplas vertentes que compõem atualmente este Movimento. Unificados por uma cor, que representa o olhar em uma mesma direção, os diferentes setores se encontram, somam e somam-se, e a transversalidade acontece, mostrando que, de alguma forma, tudo se relaciona.

O Movimento ModaLAB tem em seu DNA propósitos voltados à expansão da consciência e ao despertar para uma Nova Indústria que emerge a cada dia. Ele é disruptivo, por ter como protagonista cada um de seus membros, rompendo com modelos hierárquicos tradicionais, numa desconstrução de limites individuais para dar lugar à potencialização de pessoas e ao despertar de seus valores. É inovador, porque surgiu de uma ideia que foi transformada em realidade que gera resultados e benefícios, com suas ações alinhadas aos princípios da sustentabilidade social-econômico-ambiental, condição fundamental de toda e qualquer iniciativa.

O projeto nasceu num setor de base criativa – a Indústria da Confecção e da Moda – e se conecta a cada dia com outros setores e novos parceiros, numa clara demonstração de que tudo está interligado e que o caminho são as aproximações sucessivas, a colaboração e a cooperação.

Com o propósito maior de ser agente de transformação, o Movimento ModaLAB tende a atrair cada vez mais adeptos e, assim, de forma simples como tudo deve ser – porém, de alcance significativo nos resultados que se busca – contribuir de forma relevante junto à sociedade.

Serviço

Movimento ModaLab

Quando: 30/05/2019
Horário: 19h
Local: Senai Araçás
Inscrições: http://bit.ly/modalab-borana

Por Fiorella Gomes

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Região Noroeste ganha laboratório aberto de moda: o ModaLab2 Colatina

O Senai CentroModa Colatina inaugura, nesta quarta-feira (24), o ModaLab2, o laboratório aberto de moda da Região Noroeste. O evento acontece às 19h, com palestra de André Carvalhal, diretor co.criativo da Ahlma, nova marca de moda sustentável do Grupo Reserva.

A iniciativa conta com o apoio do Sebrae-ES, que tem papel estratégico de apoio e fomento ao desenvolvimento das empresas de micro e pequeno porte, despontando também como um dos principais parceiros de iniciativas inovadoras.

Abrindo as portas dos laboratórios do CentroModa Colatina para empresários do setor fashion, bem como funcionários e estudantes de moda, o Senai visa o desenvolvimento da indústria de vestuário no município e região, além do estímulo à inovação e à geração de novas oportunidades para o setor de moda em todo o Estado.

Além disso, o Senai Centro Moda Colatina conta com o programa ModaLab, uma grade de palestras semanais gratuitas, voltado à discussão de temas desde a criação até a produção de peças. Iniciado em julho de 2018, durante a inauguração do laboratório aberto de Vila Velha, o programa ganhou o público e, agora, segue para o Noroeste do Estado, em uma cidade que concentra um dos maiores pólos de confecção do país.

“O ModaLab1 foi iniciado aqui por ter uma escola específica do vestuário com dez laboratórios de última geração, entramos com o programa com o objetivo da escola ser um centro de design, inovação, de mudança de cultura no setor da moda e do vestuário”, explica Clara Orlandi, presidente da Sinconfec e uma das idealizadoras do programa. “Esse programa deu muito certo. Seu conceito foi desenvolvido por uma artista plástica que fez todo um trabalho de curadoria, a Rosa-Nina Liebermann. Engajamos-nos nesse projeto, que duraria apenas 1 mês, mas acabou expandindo a pedido da própria sociedade e do setor”, comentou.

Além da sociedade e do setor, o ModaLab também é voltado para os estudantes do Senai, em um exercício de liderança, de domínio de público e de customização de espaços, bem como o de criatividade. O programa ainda ajuda num processo de multidisciplinaridade dentro da escola, com alunos de diversos cursos trabalhando juntos.

“A gente identifica que o setor do vestuário é muito amplo e inclui segmentos como cama, mesa e banho; fantasias de enredo de escola de samba; bancos de carro; até mesmo a decoração e arquitetura, porque temos os papéis de parede que são tecidos e estampam as paredes; temos os estofados em cadeiras, sofás, puffs e cortinas”, identifica Clara.

O ModaLab 2 é uma iniciativa do Senai com apoio e fomento do Sebrae-ES e parceria Sinvesco.

 

 

Conceito

Assim como a inauguração do ModaLab1, em Vila Velha, a edição de Colatina também teve seu conceito trabalhado pela artista plástica Rosa-Nina Lieberman, curadora do evento.

O cenário criado pela artista, em conjunto alunos e docentes do Senai Colatina – dos cursos de Confecção e Moda, Alimentos e Bebidas, Moveleiro e Construção Civil, propõe uma conversa entre o luxo & lixo: mais de 120 pneus que seriam descartados contracenam com uma belíssima coleção em amarelo ouro.

Tudo pensado para ressaltar a importância do design, da criatividade e da transversalidade entre esses setores, valorizando-os como um todo. As criações em tecidos desenvolvidas na casa e os objetos idealizados pelo curso de Marcenaria revelam o imenso leque de possibilidades que o Senai oferece, mostrando todo o potencial técnico, criativo, multidisciplinar e aglutinador do CentroModa Colatina.

O palestrante

O conceito do ModaLab2 tem tudo a ver com o palestrante da abertura do programa em Colatina. Ícone no Brasil e no mundo, André Carvalhal é defensor da moda sustentável.

Em sua palestra “Nova Era”, André fala um pouco como repensou sua carreira, ao se ver desiludido com a indústria da moda, devido às preocupação com os impactos dela sobre o meio-ambiente, o planeta. Com esse pensamento, ele se reinventou e iniciou novos projetos a fim de estimular as pessoas a repensarem o modo como lidam com o mercado fashion. A moda com propósito. Assim nasceu a sua marca, dentro do Grupo Reserva, a Ahlma.

A “Nova Era” retratada por André Carvalhal no ModaLab é sobre o período de resgate da liberdade de ser e de criar, para que possam surgir marcas e profissionais autênticos (de verdade), que entendam a moda além das roupas, além do consumismo. Ele acredita que, diante dessa nova fase para o mercado fashion, um novo perfil profissional surge, com a responsabilidade de (re)significar a moda. Neste encontro, o público conhecerá quais as transformações serão necessárias para esta grande virada.

“O André Carvalhal tem a pegada da sustentabilidade e da reciclagem. Uma de suas grandes coleções foi dentro desse viés. Ele vem incentivando as pessoas a fazerem mais com menos, utilizando inclusive aquilo que seria descartado. Essa visão de moda consciente é moderna, é vanguardista”, frisa Carla Orlandi.

Nesta quarta-feira (24), André Carvalhal também palestra no Senai CentroModa Araçás, em Vila Velha, às 9h.

Serviço

Inauguração ModaLab2

Onde: Senai CentroModa Colatina
Quando: 24/08
Horário: 19h
Palestra: “Moda com Propósito”
Palestrante: André Carvalhal
Inscrições
Pessoa Jurídica: bit.ly/2MJCMvR
Pessoa Física: tinyurl.com/y9bbgg2q

ModaLab1: Palestra com André Carvalhal

Onde: Senai CentroModa Araçás
Quando: 24/08
Horário: 9h
Palestra: “Moda com Propósito”
Inscrição –
Pessoa Jurídica: tinyurl.com/yah7rpqb
Pessoa Física: tinyurl.com/yalfhuq4

Sobre André Carvalhal

André é graduado em Publicidade e Jornalismo, pós-graduado em Marketing Digital e especialista em Design para sustentabilidade. Professor de cursos de extensão e pós-graduação em Marketing e Branding de Moda na Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), na Fundação Getulio Vargas (FGV) e no Istituto Europeo di Design (IED), na Perestroika. Por quase 10 anos esteve a frente do marketing da marca FARM. Consultor e idealizador de projetos especiais para as empresas Grendene, Do Bem, Papel Craft e The School of Life. É autor dos bestsellers “A moda imita a vida – como construir uma marca de moda” e “Moda com propósito – manifesto pela grande virada”. Diretor co.criativo da AHLMA, nova marca de moda sustentável, do Grupo Reserva.

Por Fiorella Gomes

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ModaLab1: universo do processo criativo e identidade artística em pauta com Adriana Perin

A atriz Adriana Perin é a convidada desta quarta-feira (17), do ModaLab1, no CentroModa do Senai Araçás. O bate-papo com profissionais das indústrias têxtil, de vestuário, e da moda capixaba, além de alunos, começa às 9 horas, e aborda os temas “O Universo do Processo Criativo”, “Identidade Artística”, “A Arte Alinhada à Espiritualidade” e “O Intangível da Comunicação”.

Ao público, Adriana propõe a criação de um olhar que valorize toda manifestação artística relacionada ao design e à Indústria da Moda, fomentando também uma conversa que extrapola os seus limites.

Além disso, o bate-papo visa a instigar o potencial criativo do setor de vestuário e vislumbrar estratégias para aflorar a criatividade ainda mais, seja criando coisas novas ou ressignificando criações já existentes, sob um novo olhar.

Essa edição do ModaLab1 ainda convida os participantes a pensarem sobre a identidade artística e cultural do Espírito Santo, com provocações do que e como podemos fazer para que a nossa cultura seja fortalecida e fique mais evidente.

Cases de sucesso que dialogam com as temáticas do bate-papo, como as blusas da “Empooderadas” e a conta do Instagram “Um Cartão” serão apresentados, como marcas que construíram uma trajetória inovadora e de quebra de padrões.

ModaLab1

O ModaLab1 é um evento que leva, semanalmente, palestras gratuitas para empresários e profissionais do setor têxtil e de vestuário, além de estudantes de moda. Um espaço em que se é discutido temas desde a criação até a produção de peças.

Sucesso de público, o ModaLab 1, que teria duração de apenas quatro semanas, seguintes ao lançamento do Laboratório de Moda Aberta do CentroModa, no Senai Araçás, em Vila Velha, ocorrido em julho, o evento foi estendido até o final do ano e, em 2019, passa a fazer parte do planejamento anual da unidade.

     Biblioteca do Senai CentroModa Araçás já ambientada para o bate-papo com a atriz Adriana Perin

Além disso, o evento será expandido para o interior do Estado, como o ModaLab2, em Colatina, a partir do dia 24 de outubro, seguindo o mesmo perfil da primeira edição.

Sobre a palestrante

Adriana Perin tem 32 anos e é natural de Vila Velha-ES. Formada em Teatro pela CALRJ e em Comunicação Social pela UFRJ, estudou atuação também em Londres, na RADA-Royal Academy of Dramatic Art, e por muitos anos o canto. Aprofundou-se em linguagens como Viewpoints, Meisner, contação de histórias e performances.

Investigou o corpo como potência criativa com diretoras como Duda Maia e Ana Kfouri, experienciou a arte do ator com a Cia Barca dos Corações Partidos e mais recentemente tem mergulhado no universo da Palhaçaria com mestres como Karla Concá, Márcio Libar e o canadense Olivier Terreault.

Ao longo de 11 anos de Arte no Rio de Janeiro, Adriana tem como marca uma interpretação bastante plural: atuou no Cinema, séries, novelas, protagonizou inúmeras campanhas publicitárias, tem vasta e contínua experiência como
apresentadora, além de uma série de trabalhos como locutora e narradora – como em filmes e audiolivros. No Teatro, já atuou em mais de dez espetáculos, tendo sido premiada como Melhor Atriz em festivais no RJ e no ES, e atualmente está desenvolvendo o projeto “Auto Eus”, monólogo do qual é idealizadora, atriz e autora.

Desde 2013 integra o projeto Cinema no Interior, dirigido por Marcos Carvalho, que percorre pequenas cidades do sertão nordestino. Lá atua como professora das oficinas de interpretação e como diretora de elenco nos filmes realizados após as oficinas. O projeto originalmente contempla o povo local, no entanto, em 2017, contemplou também menores em conflito com a lei, sendo realizado dentro de unidades socioeducativas.

Adriana tem profundo interesse nas relações humanas e sociais, na espiritualidade e expansão da consciência, e busca formas de investigar essa temática em processos artísticos. Estuda a espiritualidade e vive inúmeras terapias alternativas há pelo menos 6 anos, e também é Master Avatar – habilitada a aplicar o curso Avatar, que ensina ferramentas para a expansão da consciência.

Serviço – ModaLab1

Bate-papo com a atriz Adriana Perin

Quando: 17/10
Horário: 9h
Onde: CentroModa Senai Araçás
Entrada gratuita

Por Fiorella Gomes

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Fenômeno no mundo da moda, Jum Nakao emociona público do ModaLab1

Quando chegou ao Senai CentroModa Araçás, na manhã desta quarta-feira (03), Jum Nakao tinha um objetivo: usar sua experiência como designer e diretor criativo para sanar, ao menos minimamente, os anseios e as inquietudes do seu público sobre o processo criativo na hora de fazer moda. E, ao terminar a sua palestra, ele podia ter a certeza que tinha ultrapassado qualquer expectativa: muito mais do que compartilhar os conhecimentos adquiridos, Nakao havia tocado almas, emocionado a plateia presente com seus projetos, suas pesquisas, a sua sensibilidade e a paixão que tem pelo mundo da moda.

Findada a palestra, foi ovacionado por um auditório e salas adjacentes lotados por pessoas que já haviam sorrido e também chorado, prova mais que cabal de que entenderam quando, ao abrir a sua participação, disse:

“Quando temos um sonho, as coisas começam a se desenhar. Mas, para realizá-lo, é preciso sair da gaiola, da sua zona de conforto”.

Ao ModaLab1, o designer não apenas falou sobre “Processo criativo para a Indústria da Moda”, Jum Nakao trouxe pílulas de conhecimento sobre como tentar aprender nas pequenas coisas e também nas grandes coisas que acontecem no nosso cotidiano; sobre como toda vivência traz algum tipo de aprendizado; sobre como a moda e a arte dignificam o ser humano e contam histórias de pessoas, de povos, de nações; sobre como você pode não ter nenhum tempo e nenhum recurso para desenvolver um projeto e, mesmo assim, fazer um trabalho rico como se tivesse todo tempo e todo recurso do mundo, desde que você pesquise, se dedique, estude o assunto e se aprofunde, nem que seja minimamente, nele.

Nakao mostrou croquis e passo a passo de grandes obras e projetos que desenvolveu, como o trabalho realizado para a minissérie global “Hoje é dia de Maria”; a apresentação do Brasil no encerramento das Olimpíadas de Londres em 2012, com as icônicas roupas iluminadas com led e baterias de celular; Turn, um trabalho desenvolvido com os primeiros imigrantes japoneses no Brasil, que faz a ponte entre as Olimpíadas do Rio de Janeiro em 2016 e as Olimpíadas de Tóquio em 2020; a exposição “Bailes do Brasil”, onde evidenciou as relações entre moda, música e dança com uma original abordagem de nossa cultura por meio de um grande baile ao longo do tempo; o Reality Project a Hora do Brasil, quando pela primeira vez na história o desenvolvimento de uma coleção até o desfile em tempo real durante uma Semana de Moda; e os workshops de modelagem e desconstrução realizada em comunidades carentes brasileiras.

Confira abaixo as imagens da palestra: 

ModaLab - Jum Nakao

Sobre Jum Nakao

Jum Nakao é designer e diretor de criação, brasileiro e neto de japoneses. Já desenvolveu premiados trabalhos na área de criação e design de moda, cenografia, performances e artes. A performance A Costura do Invisível no São Paulo Fashion Week em 2004 foi considerado o maior desfile da década pelo SPFW e foi reconhecido como um dos maiores do século pelo Museu de Moda da França. A apresentação do Brasil no encerramento das Olimpíadas de Londres 2012, leva sua assinatura.

“Designer que faz arte ou um artista que faz design, diretor de criação ou professor. Diante da complexidade, prefiro ser indefinível do que definido”, como ele próprio se define.

Sobre o ModaLab1

O ModaLab1 é um evento que leva, semanalmente, palestras gratuitas para empresários e profissionais do setor têxtil e de vestuário, além de estudantes de moda. Um espaço em que se é discutido temas desde a criação até a produção de peças.

Sucesso de público, o ModaLab 1, que teria duração de apenas quatro semanas, seguintes ao lançamento do Laboratório de Moda Aberta do CentroModa, no Senai Araçás, em Vila Velha, ocorrido em julho, o evento foi estendido até o final do ano e, em 2019, passa a fazer parte do planejamento anual da unidade.

Além disso, o evento será expandido para o interior do Estado, como o ModaLab2, no CentroModa do Senai Colatina ainda neste mês de outubro e seguirá o mesmo perfil da primeira edição.

Por Fiorella Gomes

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Senai Modalab recebe Jum Nakao, um dos maiores nomes do design brasileiro, nesta quarta (3)

O designer e diretor de criação Jum Nakao é o próximo convidado do Ciclo de Palestras Senai Moda LAB 1, que acontece no Senai CentroModa, na unidade Araçás, em Vila Velha. Ícone no mundo da moda, Nakao é um dos mais respeitados profissionais do design brasileiro e fez história com a performance “A Costura do invisível”, no São Paulo Fashion Week de 2004. À época, modelos vestiram elaboradas criações totalmente confeccionadas em papel e, ao final do desfile, rasgaram todas as peças.

Nakao participa do evento com uma palestra multimídia sobre o Processo Criativo para a Indústria da Moda e vai explicar como é a concepção de suas obras, que alcançaram fama e destaque nacional e internacional. Empresários, designers, estilistas e demais profissionais do setor têxtil, além de estudantes de moda, participam do evento, que começa às 9h no auditório do Centro Integrado Sesi-Senai em Araçás.

A palestra já está com inscrições esgotadas para pessoas físicas, mas ainda há vagas para representantes de empresas. A participação é gratuita e pode ser feita clicando aqui.

 

ModaLab

O ModaLab1 é um evento que leva, semanalmente, palestras gratuitas para empresários e profissionais do setor têxtil e de vestuário, além de estudantes de moda. Um espaço em que se é discutido temas desde a criação até a produção de peças.

Sucesso de público, o ModaLab 1, que teria duração de apenas quatro semanas, seguintes ao lançamento do Laboratório de Moda Aberta do CentroModa, no Senai Araçás, em Vila Velha, ocorrido em julho, o evento foi estendido até o final do ano e, em 2019, passa a fazer parte do planejamento anual da unidade.

Além disso, há planos de que o evento seja expandido para o interior do Estado, como o ModaLab2, em Colatina, que seguirá o mesmo perfil da primeira edição.

 

Jum Nakao

Jum Nakao é designer e diretor de criação, brasileiro e neto de japoneses. Já desenvolveu premiados trabalhos na área de criação e design de moda, cenografia, performances e artes. A performance A Costura do Invisível no São Paulo Fashion Week em 2004 foi considerado o maior desfile da década pelo SPFW e foi reconhecido como um dos maiores do século pelo Museu de Moda da França. A apresentação do Brasil no encerramento das Olimpíadas de Londres 2012, leva sua assinatura.

“Designer que faz arte ou um artista que faz design, diretor de criação ou professor. Diante da complexidade, prefiro ser indefinível do que definido”, como ele próprio se define.

 

Serviço

ModaLab 1: Palestra Multimídia sobre o Processo Criativo para a Indústria da Moda
Palestrante: Jum Nakao, designer e diretor de criação
Data: 03/10
Local: CentroModa, Senai Araçás, em Vila Velha
Horário: 9h
Inscrição: bit.ly/2MJCMvR

 

Por Elaine Maximiniano

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