Findes
Cindes
Sesi
IEL
Ideies
IRI

IST debate tendências para o desenvolvimento sustentável das indústrias

O desenvolvimento sustentável é a pauta mais urgente quando o assunto é Meio Ambiente. Adotar práticas alternativas que não impactem os recursos naturais do planeta é uma tendência no setor industrial, como mostra o ciclo de palestras e oficinas promovido pelo Instituto Senai de Tecnologia (IST) em Eficiência Operacional, que acontece de 14 a 17 de maio, na sede da entidade, em Vitória.

Voltado aos empresários das indústrias, aos profissionais do setor e à sociedade, o evento irá orientar quanto às exigências, às tendências e às soluções ambientais relacionadas ao melhor uso dos recursos e à gestão adequada dos insumos e resíduos. A entrada é gratuita com vagas limitadas. As inscrições devem ser feitas no endereço: http://bit.ly/PalestrasIST.

Tema relevante nos dias atuais, a reutilização dos recursos hídricos será o tema de abertura da programação, com a palestra “Reuso de água na indústria Capixaba: Estudo de Caso-Vale”, ministrada pela engenheira e responsável pela gestão de recursos hídricos em Tubarão, Vancleide Bof.

Os debates também se estendem à regularização do uso de água subterrânea, licenciamento ambiental e a Política Política Estadual de Resíduos Sólidos e Logística reversa. Além disso, uma equipe tirará dúvidas das empresas quanto às questões relacionadas às conformidades ambientais das empresas, realizando uma análise de cada situação.

IST

O Instituto Senai de Tecnologia – IST foi inaugurado no dia 16 de abril. Com unidade sediada na Avenida Beira Mar, em Vitória, é pioneiro em práticas voltadas para a eficiência operacional com foco no aumento da produtividade e competitividade das empresas.

O espaço, que possui mais de 83 centros pelo país, conta com dois serviços fundamentais: ‘Laboratório de Práticas Lean’, para teste e validação de ferramentas visando uma produção mais enxuta; e o ‘Laboratório Aberto’, um ambiente de criatividade e inovação com foco em prototipagem e validação de novos conceitos, tecnologias e negócios. O ‘Laboratório Aberto’ será o primeiro spacemaker de Vitória, uma espécie de coworking da indústria e será aberto para a sociedade. O local oferece consultores, salas de reunião, sala de treinamento executivo e espaço para equipamentos portáteis.

Serviço

Ciclo de Palestras IST

– “Reuso de água na indústria Capixaba: Estudo de Caso – Vale”

Palestrante: Vancleide Bof – Engenheira e responsável pela gestão de recursos hídricos em Tubarão

Data: 14/05

Horário: 18h

– “O que é água subterrânea? Como regularizar seu uso?”

Palestrante: Anderson Silva, engenheiro de Minas da Agência Estadual de Recursos Hídricos (AGERH)

Data: 15/05

Horário: 18h

– “Licenciamento Ambiental: conformidade ambiental das empresas

Palestrante: Rafaela Soares Costa Proti, engenheira ambiental, mestre em geologia e consultora do Senai/IST

Data: 16/05

Horário: 18h

– “Tendência Ambiental: Política Estadual de Resíduos Sólidos e Logística Reversa.”

Palestrantes: Romário José Correa de Araújo, diretor de Relações  Institucional do Sinrecicle – Sindicato das Empresas de Reciclagem do ES

Data: 17/05

Horário: 18h

– Clínica

“Conformidade ambiental da sua empresa”

 

Inscrições: http://bit.ly/PalestrasIST

Local: Laboratório Aberto, no IST – Instituto Senai de Tecnologia – Av. Marechal Mascarenhas de Moraes, 2235 – Bento Ferreira- Vitória – Unidade Senai Vitória.

 

Por Fiorella Gomes

Read More

Instituto Senai de Tecnologia é inaugurado em Vitória

O espaço é dedicado ao aumento da produtividade e eficiência operacional para empresas

Foi inaugurado nesta segunda-feira, dia 16/04, o Instituto Senai de Tecnologia – IST, na unidade de Beira Mar, em Vitória. Com mais de 83 centros pelo país, o Instituto capixaba é pioneiro em práticas voltadas para a eficiência operacional com foco no aumento da produtividade e competitividade das empresas.

O espaço possui dois serviços fundamentais: ‘Laboratório de Práticas Lean’, para teste e validação de ferramentas visando uma produção mais enxuta; e o ‘Laboratório Aberto’, um ambiente de criatividade e inovação com foco em prototipagem e validação de novos conceitos, tecnologias e negócios. O ‘Laboratório Aberto’ será o primeiro spacemaker de Vitória, uma espécie de coworking da indústria e será aberto para a sociedade. O local conta com consultores, salas de reunião, sala de treinamento executivo e espaço para equipamentos portáteis.

A ação, que está conectada com a missão do Sistema Findes de aumentar a competitividade da indústria, marca uma mudança de posicionamento do Senai ES. “O Senai possui uma história e tradição muito longa na educação, na capacitação, e agora começa a dar um passo forte na linha da tecnologia, da produtividade e inovação. Esperamos que isso tenha uma grande repercussão nas empresas”, disse Léo de Castro. O presidente da Findes também reforçou que o espaço é voltado aos industriais e empresários que buscam melhorar seus processos produtivos e aumentar a eficiência operacional.

“Nosso instituto tem um papel importante de se conectar com outros 83 institutos espalhados pelo Brasil. Foi feito um investimento nesses institutos de mais de 2 bilhões de reais. Esta é uma estrutura que está disponível para a que a indústria capixaba utilize toda a nossa tecnologia”, afirmou Mateus Simões, diretor executivo de Tecnologia, Inovação e Produtividade do Senai.

Eficiência Operacional

O conceito de eficiência operacional engloba a prática de tornar os processos (atividades desempenhadas pela empresa, com o objetivo de chegar a um produto ou serviço final), melhores. Por exemplo, se a indústria não cuida adequadamente do seu estoque, pode estar perdendo insumos importantes, assim como a falta de planejamento do layout do chão de fábrica pode incorrer em perdas de energia elétrica ou de tempo de produção – itens que impactam negativamente na sua eficiência operacional. A eficiência operacional, portanto, está diretamente ligada à redução de custos de operação. Importante destacar que “custos” não quer dizer apenas dinheiro, mas também tempo, recursos humanos, entre outros.

O STI trabalha principalmente com a metodologia Lean, que já atendeu mais de 3 mil indústrias pelo país e possui um programa específico no estado chamado ES Mais Produtivo, um programa que constrói soluções de baixo custo, a curto prazo, com resultados expressivos na operacionalização do produtivo e diminuição de desperdícios.

 

Cursos gratuitos

O Instituto SENAI de Tecnologia vai oferecer, na semana de lançamento, um minicurso gratuito de EXPERIMENTO DE PRODUTIVIDADE ENXUTA: Menos desperdício e mais lucratividade. O minicurso será realizado entre os dias 16 e 20 de abril. Serão 10 turmas, em três horários diferentes. As aulas são voltadas a profissionais das indústrias e têm o objetivo de estimular as empresas a adquirirem uma visão aprimorada, buscando aumento de produtividade e geração de lucros. As inscrições podem ser feitas pelo link: http://bit.ly/ISTRequerimento. As vagas são limitadas.

 

Serviço:
Data: 16/04 a 20/04
Local: Instituto Senai de Inovação, Senai Beira Mar
Horários:
16/04 –  das 9h às 12h
17/04 a 20/04: das 13h30 às 17h30 e das 18h30 às 22h

 

Por Natalia Goldring

 

Read More
Lean Manufacturing

Senai lança Instituto de Tecnologia e oferece cursos gratuitos

Com o tema produção enxuta, os minicursos acontecem entre os dias 16 e 20 de abril

Lean ManufacturingReduzir desperdício de tempo, material, insumos e energia. Este com certeza é fator primordial para manter empresas competitivas. O “Lean Manufacturing” ou Manufatura Enxuta trabalha metodologias que possibilitam o ganho de produtividade e otimização dos processos dentro das companhias. E, para auxiliar as empresas capixabas a entenderem melhor a metodologia, o Instituto Senai de tecnologia (IST) vai oferecer, gratuitamente, o minicurso Experimento de Produtividade Enxuta – menos desperdício e mais lucratividade.

Os minicursos marcam o início das atividades do IST no Espírito Santo funcionará no Senai Vitória, na Beira-Mar, a partir da próxima segunda-feira (16). Serão dez turmas divididas entre os dias 16 e 20 de abril, em aulas que podem ser feitas no dia 16, das 9h ao meio-dia; ou nos dias 17, 18, 19 e 20 das 13h30 às 17h30 ou das 18h30 às 22h.

O diretor de Inovação, Produtividade e Tecnologia do Senai no Espírito Santo, Mateus Simões de Freitas, explica que os instrutores responsáveis pelos minicursos são os mesmos que fazem o atendimento em produtividade dentro das empresas capixabas. “Eles têm vivência prática dentro das indústrias capixabas e vão trazer uma visão aprimorada sobre desperdício e uso eficiente dos recursos das empresas. Nós temos cases dentro de um dos nossos programas desenvolvidos, que é o ES Mais Produtivo, de clientes que conseguiram aumentar a produtividade em 84% após aplicar a metodologia com o auxílio de nossos consultores”, afirma.

Como se inscrever

Para participar dos minicursos, que têm vagas limitadas, basta preencher o formulário neste link e escolher o melhor dia e horário para a aula. A participação é gratuita e faz parte das ações de inauguração do Instituto Senai de Tecnologia (IST), que faz parte de uma rede em prol da competitividade e produtividade das indústrias brasileiras e, no Espírito Santo, vai atuar com foco em Eficiência Operacional.

 

Serviço

Minicurso: Experimento de Produtividade Enxuta

Data: 16/04 a 20/04
Local: Instituto Senai de Inovação (IST), Senai Vitória, na Avenida Beira-Mar
Horários:  16/04 –  das 9h às 12h
17/04 a 20/04: das 13h30 às 17h30 ou das 18h30 às 22h
Inscrições gratuitas: http://bit.ly/ISTRequerimento

VAGAS LIMITADAS

Por Elaine Maximiniano

Read More
Instituto Senai de Tecnologia

Senai-ES inaugura espaço dedicado à eficiência operacional para a indústria

Instituto Senai de TecnologiaSe sua indústria precisa produzir mais, com menos recursos e processos mais eficientes, o Senai-ES pode te ajudar. É que será inaugurado na próxima segunda-feira, dia 16/4, o Instituto Senai de Tecnologia (IST). Com mais de 57 unidades espalhadas pelo Brasil, o IST da capital capixaba será o pioneiro em práticas voltadas para a eficiência operacional, ou seja, apoiar as empresas no aumento de sua produtividade.

O ambiente contará com dois serviços fundamentais: o ‘Laboratórios de Práticas Lean’, para teste e validação de ferramentas visando uma produção mais enxuta; e o ‘Laboratório Aberto’, um espaço de criatividade e inovação com foco em prototipagem e validação de novos conceitos, tecnologias e negócios. O ‘Laboratório Aberto’ será o primeiro spacemaker de Vitória, uma espécie de coworking da indústria, aberto para a sociedade. O local contará com consultores, salas de reunião, sala de treinamento executivo e espaço para equipamentos portáteis e recepção.

“Queremos ser reconhecidos como um ponto focal para as indústrias capixabas na busca de soluções tecnológicas para seus desafios e oportunidades. O IST está inserido na rede nacional e atuará conectando os diversos parceiros do ecossistema local, para desenvolver projetos e atender as empresas com foco na eficiência operacional e, consequentemente, no aumento de sua competitividade”, afirma Mateus Simões, diretor executivo de Tecnologia, Inovação e Produtividade do Senai.

Eficiência Operacional

O conceito de eficiência operacional engloba a prática de tornar os processos (atividades desempenhadas pela empresa, com o objetivo de chegar a um produto ou serviço final), melhores. Por exemplo, se a indústria não cuida adequadamente do seu estoque, pode estar perdendo insumos importantes, assim como a falta de planejamento do layout do chão de fábrica pode incorrer em perdas de energia elétrica ou de tempo de produção – itens que impactam negativamente na sua eficiência operacional. A eficiência operacional, portanto, está diretamente ligada à redução de custos de operação. Importante destacar que “custos” não quer dizer apenas dinheiro, mas também tempo, recursos humanos, entre outros.

Inauguração do Instituto Senai de Tecnologia (IST)

Data: 16 de abril

Horário: 8h
Local: Senai Beira Mar – Vitória

Read More