Findes
Cindes
Sesi
IEL
Ideies

Senai ES oferece cursos gratuitos de qualificação profissional para moradores de Vitória 

A presidente da Findes, Cris Samorini, falou como a parceria demonstra o compromisso do município de Vitória em fazer chegar qualificação a mais trabalhadores (Leonardo Duarte/PMV)

 

A iniciativa faz parte de uma parceria com a Prefeitura de Vitória e o Senac. As inscrições para o primeiro ciclo de cursos já estão abertas 

 

Qualificação profissional como uma oportunidade de mudança de vida para a população de Vitória. Por meio do Projeto Futuro Brilhante, o Senai ES, a Prefeitura de Vitória e o Senac vão ofertar cursos profissionalizantes gratuitos. 

Serão oferecidas 1.324 novas oportunidades em cursos, como os de Confecção de Peças Íntimas e Confecção de Moda Praia, Soldador, NR10 – Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade, Cuidador Infantil e Cuidador de Idoso. 

As inscrições para o primeiro ciclo, com 128 vagas, já estão abertas no portal VixCursos (vixcursos.vitoria.es.gov.br) e as aulas terão início no dia 4 de março. Os alunos também receberão vale-transporte gratuito. 

Presidente da Findes, Cris Samorini (Leonardo Duarte/PMV)

Para a presidente da Findes, Cris Samorini, a parceria demonstra o compromisso do município de Vitória em fazer chegar qualificação a mais trabalhadores. “Temos aumentado cada vez mais o diálogo junto ao setor produtivo e aos órgãos públicos. O Senai tem um papel determinante na qualificação e na inserção das pessoas no mercado de trabalho. Nove em cada 10 alunos formados no Senai estão empregados”, ressaltou. 

Ao longo do Projeto, que tem duração de dois anos, o Senai vai oferecer 520 vagas em qualificação e aperfeiçoamento social e profissional para 26 turmas divididas em 12 cursos. São eles: Assistente administrativo, padeiro, programador de sistemas, programador web, mecânica automotiva básica, confeiteiro, auxiliar de cozinheiro, informática básica, soldador MG, soldador TIG, eletricista automotivo e NR 10 – segurança em instalações e serviços em eletricidade. 

Prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini

“Investir na qualificação profissional é investir nas pessoas, é gerar oportunidades para conquistarem bons empregos, contribuírem com suas famílias e com o crescimento da cidade”, disse o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini. 

O Futuro Brilhante é desenvolvido pela Gerência de Qualificação Profissional da Secretaria de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho (Semcid). Titular da Semcid, Diego Libardi destaca que a escolha dos cursos foi definida atendendo a demandas do mercado de trabalho atual e futuro, além de atender às demandas dos alunos. “No Futuro Brilhante, vamos ofertar o vale-transporte, facilitando o acesso a cursos de excelência e assegurando a formação completa dos novos profissionais”, acrescenta Libardi.  

O investimento da Prefeitura de Vitória no projeto é de R$ 1.575.245,23, por dois anos. Os recursos são do Fundo Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor. O mesmo fundo realiza o Projeto QualificaVix Comunidades, que está em andamento neste ano, com inscrições abertas no portal VixCursos (vixcursos.vitoria.es.gov.br). 

Titular da Semcid, Diego Libardi

Primeiras turmas 

As inscrições para as primeiras turmas do projeto estão abertas na plataforma VixCursos . Neste site, são informadas as datas e os cursos que serão ofertados, assim como a documentação necessária.  

Serão oferecidas 128 vagas para os cursos como Design de Cílios; Mídias Sociais e Marketing Digital Soldador; Programador de Sistemas; e Mecânica Básica Automotiva. 

O público-alvo são moradores de Vitória, com idade mínima de 14 anos e escolaridade mínima de 5º ano (antiga 4ª série). Como em todos as formações de qualificação profissional da Semcid, os alunos recebem todo o material didático e a camisa do curso.   

Informações também poderão ser obtidas pelo telefone (27) 98125-0964 (whatsapp e ligação), das 9h às 17h, nos dias úteis. 

As primeiras turmas do projeto serão para os cursos abaixo: 

  1. Design de cílios 
  2. Mídias sociais e marketing digital 
  3. Básico de corte e costura 
  4. Unhas de gel 
  5. Cuidador infantil 
  6. Soldador 
  7. Nr10 – Segurança em instalação e serviços em eletricidade 
  8. Programador de sistemas 
  9. Mecânica básica automotiva

 

Por Natália Magalhães, com informações da Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Vitória

 

Mais informações | SAC – Serviço de Atendimento ao Cliente

Telefone: 0800 102 0880   Whatsapp: 27 99841-2270 (clique aqui)
E-mails: [email protected] | [email protected] | [email protected] | [email protected]

RELAÇÕES COM A IMPRENSA | FINDES  

Natália Magalhães – Assessoria de Imprensa
Telefone: (27) 99623-8089
E-mail: [email protected]

Beatriz Seixas – Assessoria de Imprensa 
Telefone: (27) 99623-8089
E-mail: [email protected]

Read More

Projeto “Empodera Elas”: Findes e Gerdau oferecem qualificação profissional para mulheres em situação de vulnerabilidade social

Uma iniciativa que visa a reintegração no mercado de trabalho e oportuniza a realização de sonhos.

 

A Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes) e a empresa Gerdau promoveram, nesta quinta-feira (02), a cerimônia de abertura do projeto “Empodera Elas” no Senai Civit, na Serra. O objetivo é apoiar mulheres que sofrem algum tipo de vulnerabilidade social, reintegrá-las no mercado de trabalho e colaborar para que elas busquem a qualificação profissional.

Para uma das participantes do projeto – no qual o nome não foi revelado para preservar identidade – essa é a chance de conseguir realizar os sonhos de uma vida.

“Estou bastante extasiada, pois acho que fui vista. Esse projeto vai permitir realizar um sonho, que é a minha independência financeira. Isso vai representar um fortalecimento emocional, uma vez que fui dependente no meu relacionamento conjugal. Quero muito conseguir um emprego, iniciar um curso superior e conquistar a minha casa própria. Além disso, vou mostrar para meus filhos que quando a gente sonha e corre atrás com perseverança, tudo é possível”, disse.

Para a presidente da Federação, Cris Samorini, essa é uma grande oportunidade para recomeçar e aprender uma nova profissão. “Aqui na Findes, o nosso propósito é transformar vidas. E não há ferramenta mais potente para isso que a educação. Que todas as mulheres aproveitem essa oportunidade para saírem daqui ainda mais fortes e confiantes”, disse Samorini.

A presidente da Findes também destacou a participação dos parceiros. “Todos abraçaram essa causa tão importante. É essencial lutarmos juntos para que essas mulheres tenham um futuro promissor pela frente e para que contribuam com seus novos conhecimentos para a indústria capixaba”.

A abertura contou com a presença do gerente executivo de Mercado da Findes, Fernando Geller; gerente executivo de Educação do Sesi e Senai, Edglei Marques; coordenadora do Núcleo de Enfrentamento às Violências de Gênero em Defesa dos Direitos das Mulheres (NEVID) do Ministério Público do ES, Cristiane Esteves; secretária de Direitos Humanos e Políticas Públicas para as Mulheres do Município da Serra, Gracimeri Gaviorno; secretária de Assistência Social do Trabalho, Emprego e Renda do Município da Serra, Claudia Maria da Silva; e o gerente de Logística Portuária da Gerdau, Marco Antônio Pimenta.

 

Assinatura do termo de cooperação, firmado entre Findes e Prefeitura da Serra.

Sobre a qualificação profissional

A participação no projeto “Empodera Elas” será oferecida de forma gratuita pela parceria entre a Gerdau e o Senai ES e será realizada no Senai Civit, na Serra. Com estrutura adequada, segurança e protocolos contra a Covid-19, o curso terá duração de quatro meses.

No final deste ano, vinte mulheres estarão preparadas para atender as reais necessidades da empresa Gerdau, com capacitação em operadoras de ponte rolante, atuando em atividades operacionais no porto, no munícipio de Serra.

“Os cursos do Senai são conectados com os desafios da indústria, que caminha para a sua quarta revolução, cada vez mais tecnológica e inovadora. Além disso, a qualificação profissional aumenta as chances da recolocação e ingresso no mercado de trabalho”, disse o diretor regional do Senai e superintendente do Sesi ES, Cláudio Marcassa.

 

Projeto “Empodera Elas”

O projeto é voltado para mulheres que estão em situação de vulnerabilidade social ou que precisam de algum apoio. O objetivo é colaborar com a inserção no mercado de trabalho, oferecer uma qualificação profissional de qualidade e ajudar a reduzir a dependência financeira dessa mulher.

As participantes, além de serem preparadas para o mercado de trabalho, por meio do módulo “Mundo do Trabalho” e pela qualificação profissional, elas também irão receber aulas de reforço nas matérias de português e matemática e acompanhamento psicológico durante todo o projeto, oferecido pelo Sesi Saúde.

A iniciativa é resultado da união de esforços entre Findes, Ministério Público do Estado, Polícia Civil – via Delegacia da Mulher, e a Prefeitura Municipal da Serra, por meio da Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres (Seppom), além do patrocínio da Gerdau.

 

 

*Por Raianne Trevelin

Read More

Posto de recarga de veículos elétricos é inaugurado em Guarapari

O posto forma a maior rede de estações de recarga de veículos elétricos do Espírito Santo

 

A Federação das Indústrias do Estado do Espírito Santo (Findes), por meio do Senai, e a distribuidora de energia elétrica do Espírito Santo EDP, inauguram nesta terça-feira (10), o primeiro posto de recarga de veículos elétricos de Guarapari.

O ponto de recarga está instalado na avenida Pedro Ramos, no Parque da Areia Preta. O projeto, uma iniciativa inovadora, conta com um investimento de cerca de R$ 350 mil e contará com um total de sete postos em todo o Espírito Santo, formando a maior rede de estações de recarga de veículos elétricos do Espírito Santo.

Além da Guarapari, as cidades de São Mateus e Nova Venécia também receberão estações de recarga de veículos elétricos até o final deste mês. Já os postos da Praia de Camburi, em Vitória, Venda Nova do Imigrante e Cachoeiro de Itapemirim, no Sul do Estado, e Linhares, no Norte, já foram inaugurados e estão operando.

Para o presidente do Sistema Findes, Léo de Castro, a parceria está conectada ao futuro do Espírito Santo. “Estamos investindo em inovação e produtividade, observando as transformações no mundo. O novo ciclo de desenvolvimento do estado passa por uma nova forma de pensar as cidades e as indústrias. Os carros elétricos são uma realidade e a implantação de uma rede de recarga colocam o Espírito Santo mais uma vez em destaque no País”, argumenta.

Indutor de novas tecnologias no mercado, por meio da Educação e da Inovação, tornando a indústria mais competitiva, nesta parceria, o Senai tem o compromisso de de oferecer serviços educacionais e tecnológicos para o setor de energia. Entre eles, cursos sobre eficiência energética e energias renováveis. O objetivo é estimular o desenvolvimento da matriz energética capixaba e brasileira, segundo o diretor regional do Senai-ES, Mateus de Freitas. “Essa parceria com a EDP é justamente a indução de uma tecnologia, de um novo recurso disponibilizado para beneficiar a sociedade. O mercado de energia é extremamente importante, um mercado de futuro. E o Senai tem mão de obra preparada para desenvolver novas tecnologias para esse setor”, frisou.

O diretor da EDP, João Brito Martins, afirma que redes de eletropostos são uma tendência mundial e que essa iniciativa reafirma o compromisso da distribuidora com os capixabas. “A EDP é líder em inovação e sustentabilidade, sendo a mobilidade elétrica totalmente alinhada aos valores da Companhia. Sabemos que a mobilidade elétrica é uma área que vai crescer muito nos próximos anos”, destaca

Utilização

A unidade instalada no município permite o abastecimento simultâneo de dois automóveis, no sistema de recarga semi-rápida. Para se ter uma ideia, em apenas 1h30 é possível carregar 100% da bateria. Com plugues universais, a rede capixaba de eletropostos beneficiará também os proprietários de veículos híbridos que optarem por rodar apenas no modo elétrico.

Em todas as cidades, as estações de recarga serão instaladas em locais de livre acesso ao público, e seu uso não terá qualquer restrição ou limitação de data, dia da semana e horário. Para abastecer, bastará conectar o automóvel, elétrico ou híbrido, destravar o posto com o cartão próprio para o carregamento e iniciar as operações no painel do
carregador. Os proprietários de veículos interessados deverão realizar o cadastro no site www.edpsmart.com.br, preencher um formulário e aguardar o recebimento do cartão em sua residência.

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) regulamenta a possibilidade de livre negociação dos preços de recarga de veículos. No caso do corredor instalado por EDP e Findes, o uso será temporariamente gratuito. Custos e procedimentos ainda serão decididos pela EDP Smart, nova marca do Grupo EDP, que reúne todo o portfólio de serviços oferecidos pela Companhia para clientes empresariais e residenciais. A marca traz soluções integradas nas áreas de Comercialização no Mercado Livre, Comercialização Varejista, Eficiência Energética, Energia Solar, Mobilidade Elétrica e Serviços para o Consumidor Final.

Referência

Como referência, o custo de abastecimento dos carros elétricos é cerca de 80% menor que o de automóveis com motor a combustão, usando como referência um veículo à gasolina que consuma, em média, 10 quilômetros por litro.

Líder em inovação no setor elétrico, a EDP foi pioneira do mercado brasileiro na criação de projetos nas áreas de redes inteligentes, robotização do trabalho e gestão da geração solar distribuída por meio da tecnologia blockchain, além de ter desenvolvido o primeiro laboratório de Smart Grids da América Latina.

Confira algumas vantagens de se utilizar o carro elétrico:

• O carro elétrico é seguro, confiável, tem baixo custo de manutenção e é mais durável;
• O motor é menor do que os carros convencionais, não emite ruído e nem gases poluentes;
• O desempenho é semelhante a um carro popular;
• Não consome energia enquanto está parado;
• Praticamente não é necessário fazer reposição de peças mecânicas, fazer regulagem do motor, etc.
• O custo de abastecimento dos carros elétricos, como referência, é cerca de 80% menor que o de automóveis com motor a combustão, usando como referência um veículo à gasolina que consuma, em média, 10 quilômetros por litro.

*Com informações da Assessoria de Comunicação da EDP

Read More

“Temos um grande compromisso com a sociedade”, diz superintendente do Sesi e diretor regional do Senai

Mateus de Freitas concedeu entrevista ao “Bom Dia ES”, da TV Gazeta, onde fez a defesa do Sesi e Senai, destacando as entregas das instituições para a sociedade e reafirmou o compromisso do Sistema Indústria e do Sistema Findes com o uso racional e transparente dos recursos coletivos

 

Em 17 de dezembro de 2018, o ministro da Economia, Paulo Guedes, discursava sobre a pretensão de cortar entre 30% e 50% dos recursos do Sistema S, composto por entidades como o Serviço Social da Indústria (SESI) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI).

Desde então, é travado o debate sobre os prejuízos que tal medida trará, já que as instituições são uma entrega da Indústria para a sociedade, promovendo educação básica e profissional, inovação, tecnologia, saúde e segurança no trabalho, cultura, esporte e lazer.

O Governo Federal alega que precisa fazer uma revisão dos valores repassados para o Sistema S e, dessa forma, dar mais transparência na aplicação dos recursos. Mas o Sesi e o Senai já atuam com mecanismos próprios para isso, como o Portal da Transparência e auditorias realizadas por mais de nove entidades públicas como Tribunal de Contas da União (TCU) e Controladoria Geral da União (CGU), auditorias externas e internas, além de, no Espírito Santo, ter lançado uma Unidade de Compliance. Em 2018, as duas instituições, cientes de sua função social e da necessidade do bom uso dos recursos públicos, reduziram 11% do custeio, sem prejudicar o atendimento do cidadão capixaba.

Outro argumento utilizado pelo governo é que “diminuindo o repasse para as entidades do Sistema S, sobrará mais dinheiro para que as empresas possam gerar mais empregos”. Existente há mais de seis décadas no Brasil, Sesi e Senai têm contribuído para a modernização do país e, hoje, mais do que nunca, atua como protagonista para tornar o país mais amigável a novos investimentos e na geração de oportunidades de empregos.

Nesta quinta-feira (17), o superintendente do Sesi e diretor regional do Senai no Espírito Santo, Mateus de Freitas, participou de um debate sobre o assunto com a presença do economista Antônio Marcus Machado no telejornal “Bom Dia ES”, da TV Gazeta.

Mateus destacou as entregas das instituições para a sociedade e reafirmou o compromisso do Sistema Indústria e do Sistema Findes com o uso racional e transparente dos recursos coletivos.

Clique na imagem abaixo e confira!

 

 

Por Fiorella Gomes

 

Read More
alt

Posse da nova diretoria da Findes terá palestra do presidente da Petrobras

alt

A cerimônia de posse da nova Diretoria Plenária da Federação das Indústrias do Estado do Espírito Santo (Findes), presidida pelo industrial Léo de Castro, será realizada na próxima quinta-feira (03), às 19h30. O evento terá a participação do presidente da Petrobras, Pedro Parente, convidado a falar sobre as transformações de governança e gestão implementadas na estatal.

Composta por 45 nomes, entre vice-presidentes, diretores, conselheiros e representantes junto à Confederação Nacional da Indústria, a nova Diretoria teve o apoio de todos os sindicatos da Findes habilitados a voto. O grupo, que mescla lideranças de diferentes segmentos do setor produtivo capixaba, será responsável pela gestão do Sistema Findes nos próximos três anos (2017-2020).

Segundo o presidente do Sistema Findes, Léo de Castro, a presença do presidente da Petrobras no evento reforça as boas expectativas para o setor de petróleo e gás no Espírito Santo. “Os novos leilões da ANP devem trazer cerca de R$ 50 bilhões em investimentos para o Estado nos próximos anos. Estamos diante de uma janela de oportunidades para a indústria”, pontuou.

“Nosso trabalho à frente do Sistema Findes buscará a inserção do setor industrial capixaba nas cadeias globais de valor, criando uma indústria mais produtiva e competitiva, em um ambiente de negócios favorável ao desenvolvimento. Queremos transformar o Espírito Santo em uma referência nacional de inovação e prosperidade”, argumentou o novo presidente.

Serviço:
Posse da Nova Diretoria da Findes
Data: 03 de agosto
Horário: 19h30
Local: LeBuffet Master

Por: Rafael Porto

Read More
alt

Sistema Findes inaugura novo Senai em Cachoeiro de Itapemirim

 

alt

A nova unidade contará com 24 laboratórios/oficinas para atender à demanda local

Um novo Senai, moderno e bem equipado, será inaugurado nesta sexta-feira (28) na cidade de Cachoeiro de Itapemirim, que assim ganha o seu primeiro Centro Integrado Sesi/Senai, batizado de José Affonso Coelho. O Centro de Educação Profissional Senai receberá o nome do industrial Áureo Vianna Mameri, homenagem concedida pela entidade ao vice-presidente institucional da Findes na região. A solenidade, que contará com a presença do presidente do Sistema Findes, Marcos Guerra, será às 16 horas.

O novo Senai ocupa uma área de 13.000 m², conta com 24 laboratórios e oficinas e 18 salas de aulas que possibilitarão a formação profissional com o padrão de qualidade do Senai. Com a nova estrutura, mais de 1.500 matrículas em novos cursos poderão ser oferecidas. Além desses, haverá também cursos de aperfeiçoamento profissional, conforme demanda dos setores produtivos locais.

Como novidade, o espaço ganhou um laboratório de rochas, demanda do setor produtivo mais pujante da região. Dotado de equipamentos de ponta, promete qualificar profissionais para trabalhar na indústria e também aperfeiçoar os conhecimentos daqueles que já atuam na área.

Conforme afirmou o presidente Marcos Guerra, entregar um Senai moderno e equipado em atendimento à demanda industrial local é muito gratificante. “Discutimos muito com as lideranças industriais para inaugurar um Senai que atendesse à vocação industrial regional. É uma realização enorme para nós, do Sistema Findes, entregar uma obra que terá importante impacto positivo sobre a economia da região sul capixaba”,disse.

Áureo Mameri ressalta a alegria de oferecer à população local um investimento de tamanha envergadura. “A região sul do Espírito Santo, principalmente o setor produtivo, se alegra com este novo Senai que vamos entregar. A nova unidade dará impulso à educação e à qualificação profissional e, consequentemente, atrairá mais investimentos para nossas cidades. Além disso, um Centro Integrado, organizando tudo num mesmo espaço, facilitará muito o trabalho dos funcionários e a junção das ações realizadas pelo Sesi e Senai, juntamente com a nossa Diretoria Regional”, comemorou.

O novo Senai em Cachoeiro de Itapemirim beneficiará os 10 municípios que compõem a Diretoria Regional da Findes: Atílio Vivacqua, Cachoeiro de Itapemirim, Castelo, Jerônimo Monteiro, Marataízes, Mimoso do Sul, Muqui, Presidente Kennedy, Rio Novo do Sul e Vargem Alta.

 

Serviço:

Inauguração do Centro de Educação Profissional Senai Áureo Vianna Mameri
Data: 28 de julho (sexta-feira)
Horário: 16 horas
Local: Centro Integrado Sesi/Senai José Affonso Coelho – Avenida Jones dos Santos Neves, s/nº, Alto Monte Cristo

Por: Milan Salviato

 

Read More
alt

Prêmio Findes de Moda 2017 já tem escolhidos

alt

  

Os vencedores serão anunciados em solenidade na próxima quarta-feira, dia 26 de julho

 

Após três dias de imersão no mundo fashion, o Vitória Moda, realizado de 11 a 13 de julho, terá seu encerramento oficial com a entrega do “Prêmio Findes de Moda”. A divulgação das marcas vencedoras será no dia 26 de julho, às 19 horas, em solenidade no Salão da Indústria, que fica na sede da Federação das Indústrias do Estado do Espírito Santo (Findes).

 

Veja também:

 

10ª edição do Vitória Moda supera expectativas da indústria capixaba

 

Criada na edição 2016 do evento, a premiação reconhece, divulga e incentiva talentos da indústria da moda capixaba que participam do Vitória Moda, indicando os melhores em três categorias: “Melhor Estilista”; “Melhor Desfile” e “Marca Revelação”.

 

O Prêmio Findes de Moda é uma iniciativa da Findes, por meio dos sete sindicatos que compõem a Câmara Setorial da Indústria do Vestuário. “É uma forma de homenagearmos os participantes desse evento, hoje já consolidado como o maior do segmento no Estado do Espírito Santo, e reunirmos todos os que trabalharam firme para mostrar o melhor da nossa indústria têxtil”, afirma o presidente da Câmara, Jose Carlos Bergamin.

 

Para a avaliação das categorias em que se divide o prêmio, os jurados precisaram analisar a criatividade em cada peça, o desenvolvimento do tema que era necessário seguir – que, esse ano, foi “Jeans” -, a inovação apresentada por cada marca e todos os processos técnicos, como qualidade e modelagem. Participaram da avaliação docentes e profissionais da área de moda com destaque nacional.

 

Prêmio Findes de Moda 2017

Data – 26 de julho de 2017 (quarta-feira)
Horário – 19 horas
Local – Salão da Indústria. Sede da Federação das Indústrias do Estado do Espírito Santo (Findes) – Avenida Nossa Senhora da Penha, 2053, Santa Lúcia, Vitória (ES)

Por Fernanda Neves com Criar Comunicação Integrada

Read More

Findes, Fiemg e Fundação Renova assinam Termo de Cooperação na próxima segunda-feira (26)

 

O presidente do Sistema Findes, Marcos Guerra, e o do Sistema Fiemg, Olavo Machado Junior

 

Contribuir para as ações de reparação, restauração e reconstrução das regiões impactadas pelo rompimento da barragem de Fundão – ocorrido em 2015, no município de Mariana, em Minas Gerais. É com esse objetivo que o Sistema Findes, o Sistema Fiemg e a Fundação Renova assinarão um Termo de Cooperação na próxima segunda-feira (26), às 11 horas, em Colatina.

 

Por meio do Serviço Social da Indústria (Sesi), do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e do Instituto Euvaldo Lodi (IEL), as Federações das Indústrias do Estado do Espírito Santo (Findes) e de Minas Gerais (Fiemg) poderão contribuir para a execução dos programas previstos no Termo de Transação de Ajustamento de Conduta (TTAC), geridos pela Fundação Renova.

 

“Nós, do Sistema Findes, sempre nos colocamos à disposição para ajudar e firmamos, ainda no início de 2016, uma parceria para atendimento de saúde na região por meio do Sesi. O termo de cooperação com a Fundação Renova amplia possibilidades, com ações de cultura, educação, inovação e qualificação profissional”, destacou o presidente do Sistema Findes, Marcos Guerra.

 

Criada em março de 2016, a Fundação Renova vem atuando no desenvolvimento socioambiental e socioeconômico dos municípios de Minas Gerais e Espírito Santo afetados pelo rompimento da barragem de Fundão. O TTAC prevê ações de saúde, cultura, infraestrutura, educação ambiental, inovação e estímulo à contratação local, entre outras.

 

“Essa parceria abre possibilidades de atuação do Sistema Findes nas ações de reparação e compensação geridas pela Renova, como educação ambiental, serviços de saúde e, principalmente, qualificação profissional. A ideia é utilizar a estrutura e experiência da Findes para garantir qualidade e agilidade na execução das ações”, explica o líder do programa de Estímulo à Contratação Local da Fundação Renova, Paulo Rocha.

Assinatura de Termo de Cooperação entre Findes, Fiemg e Fundação Renova

Data: 26 de junho de 2017 (segunda-feira)
Local: Auditório do Centro Integrado Sesi/Senai de Colatina (Rodovia do Café, s/n°, São Silvano)
Horário: 11 horas

Por Rafael Porto

Read More

Sistema Findes amplia parcerias com setor de rochas na Vitória Stone Fair 2017

O presidente Marcos Guerra recebeu uma placa de agradecimento pelo apoio à feira

 

O presidente do Sistema Findes, Marcos Guerra, assinou um protocolo de intenções de parceria entre o Senai e o Centro Tecnológico de Mármore e Granito (Cetemag) durante a abertura da Vitória Stone Fair 2017. O evento, realizado nesta terça-feira, dia 06 de junho, teve a presença do governador Paulo Hartung, do ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho, dos presidentes de sindicatos ligados à Findes, além de lideranças políticas e industriais de todo o Estado.

 

“O setor de rochas é o mais internacionalizado do Espírito Santo, mas também um dos que mais promovem a interiorização do desenvolvimento, gerando oportunidades em todas as regiões do Estado. Uma indústria forte, que mesmo diante da crise manteve sua presença no mercado internacional e registrou crescimento de 7% no primeiro bimestre”, revelou Guerra, antes de destacar os investimentos realizados pelo Sistema Findes para o setor.

 

“O Sistema Findes vem investindo em um novo Senai para Cachoeiro de Itapemirim, buscando ampliar a qualificação profissional na região. Será um espaço moderno e atualizado com o que há de melhor na indústria. Com o Cetemag, estamos debatendo novas parcerias e a instalação de um laboratório de análise e caracterização de rochas, medida que vai dar mais competitividade à nossa indústria”, detalhou o presidente do Sistema Findes.

Decreto estadual

 

O Senai e a o Cetemag assinaram um protocolo de intenções de parceria na abertura do evento

 

A abertura da feira marcou também a assinatura de um decreto do Governo do Estado para incentivar os negócios fechados durante eventos ligados ao setor de rochas ornamentais. A medida amplia por 90 dias o prazo para recolhimento do Imposto sobre circulação de mercadorias e serviços (ICMS) nas vendas realizadas pelos expositores e vale também para os negócios feitos durante a Cachoeiro Stone Fair 2017, que será realizada em agosto, no município de Cachoeiro de Itapemirim.

 

Em seu discurso, Hartung destacou que, mesmo com a crise socioeconômica que castiga o País, o Estado está com as contas em dia e avança na modernização de sua infraestrutura para enfrentar os gargalos históricos. “Com toda sua força no Espírito Santo e no País, a feira e o setor encontram um Estado forte e organizado. A crise não é mole para ninguém, o que diferencia é como a atravessamos. Tenho certeza que o Estado será portador de oportunidade do pós-crise. O segmento é importante para o Espírito Santo e para o Brasil”, disse.

 

O ministro das Minas e Energia, Fernando Coelho, ressaltou a importância do segmento para o País, do trabalho desenvolvido pelo empresariado do Espírito Santo e do constante monitoramento do governo federal das atividades. “É com muita honra que volto ao Estado para essa belíssima feira que mostra que o Brasil não está parado e é com muitos brasileiros como vocês que iremos ajudar a virar a página da crise”, afirmou.

 

O presidente do Sindicato das Indústrias de Rochas Ornamentais, Cal e Calcário do Espírito Santo (Sindirochas), Tales Machado, ressaltou a importância da união das entidades do segmento e agradeceu aos expositores que confirmaram presença nessa edição, após o cancelamento da feira em fevereiro passado. “Conseguimos reagir dentro do próprio semestre e fazer uma feira bonita, mostrando a força do setor”.

 

A Vitória Stone Fair 2017 reúne cerca de 300 expositores, de 20 países, até a próxima sexta-feira, dia 09 de junho, no pavilhão de Carapina. O evento é realizado pela Milanez & Milaneze, empresa do Grupo Veronafiere, promovida pelo Sindirochas e Cetemag. Conta, também, com apoio institucional do Governo do Estado do Espírito Santo, Sistema Findes, Sesi-ES, Senai-ES, Sebrae/ES, Abirochas, Centrorochas, Marble Institute of America, Confindustria Marmomacchine, entre outros.

 

Por Rafael Porto

Read More

Sistema Findes comemora o Dia Mundial da Educação

 

O dia 28 de abril lembramos os grandes investimentos em prol da educação, desde o nível básico até o ensino profissionalizante

 

O próximo dia 28 de abril comemoramos o Dia Mundial da Educação e o Sistema Findes também tem muito o que celebrar nessa data! Para se ter uma ideia da importância da educação para a entidade, dos R$ 250 milhões que totalizam o Plano de Investimentos do Sistema Findes na gestão do presidente Marcos Guerra (2011-2017), cerca de 83% é voltado para essa área. São investimentos que vão da educação básica do Sesi-ES ao ensino profissionalizante do Senai-ES, que incluem desde a reforma, ampliação ou mesmo a entrega de unidades totalmente novas, até ações com Unidades Móveis de ensino e programas voltados para robótica, língua estrangeira, empreendedorismo, inovação tecnológica e muito mais.

 

“Quando cheguei no Sistema Findes, percebi que nossa indústria carecia de profissionais atualizados, qualificados com o que há de melhor no mercado. A partir desse momento, criamos um plano de investimentos que contempla, majoritariamente, ações em favor da educação”, explica o presidente do Sistema Findes, Marcos Guerra, a respeito das ações em prol da educação em sua gestão. “É por meio da formação de bons cidadãos que teremos grandes profissionais e, consequentemente, uma indústria cada vez mais forte e competitiva”, conclui Guerra.

 

 

28 de abril: Dia Mundial da Educação

 

Plano de Investimentos do Sistema Findes

 

– R$ 250 milhões no total
– 83% são voltados para a educação

 

Alguns dos principais investimentos:

 

– Senai-ES Centromoda Colatina
– Duplicação do Senai-ES Civit (Serra)
– Centro Integrado Sesi/Senai Anchieta
– Senai-ES Centromoda Araçás (Vila Velha)
– Ampliação e Modernização do Centro Integrado Sesi/Senai Colatina
– Centro Integrado Sesi/Senai Cachoeiro de Itapemirim
– Ampliação e Modernização do Centro Integrado Sesi/Senai Linhares

 

 

+ modernização, ampliação ou reformas em praticamente todas as unidades de Sesi-ES e Senai-ES

 

 

 

 

 

 

 

SENAI-ES

Educação Profissional

 

– 10 unidades fixas espalhadas pelo Espírito Santo
– 16 unidades móveis
– 7 Agências de Treinamento Municipais (ATM’s)
– 13 cursos técnicos
– 100 cursos de qualificação profissional
– 200 cursos de aperfeiçoamento profissional
– Cerca de 1,3 milhão de matrículas realizadas em 65 anos de existência do Senai-ES
– 66,66 % de vagas gratuitas para a população
– Parceria no Projeto Ocupação Social, do Governo do Estado, com vagas gratuitas para população de baixa renda
– Estímulo à inovação tecnológica por meio de programas e editais de incentivo específicos para alunos e seus docentes

 

 

 

Clique aqui e saiba mais sobre a Educação Profissional do Senai-ES

 

 

 

 

 

 

SESI-ES

 

Educação Infantil, Básica e Ensino Médio

 

– 11 unidades espalhadas pelo ES
– Cerca de 12 mil alunos: maior rede particular de ensino do ES

 

Alguns dos diferenciais na educação do Sesi-ES:

 

– Projeto Lego Lego Education (Robótica)
– Portais e Plataformas Virtuais de Ensino
– Olimpíada Interna de Matemática
– Sesi-ES Música Clássica nas Escolas
– Sesi ONU
– Feira das Profissões
– Fenefe – Feira de Negócios da Família
– Educação Financeira e Empreendedorismo
– Ebep – Educação Básica articulada com Ensino Profissional do Senai
– Saúde e Segurança nas Escolas
– Turma Foco (Enem)
– Sesi sem Fronteiras (programa de ensino de língua estrangeira e intercâmbio)

 

Clique aqui e saiba mais sobre a Educação do Sesi-ES

 

 

Por Fabio Martins

Read More