Senai-ES inicia ciclo de palestras sobre ‘Trabalho Seguro’ em parceria com TRT-ES

E-mail Imprimir

20171110 interno3 senai-es inicia ciclo de palestras sobre trabalho seguro em parceria com trt-esUma parceria entre o Senai-ES e o Tribunal Regional do Trabalho (TRT-ES) levou nessa quinta-feira (09) aos alunos dos cursos de habilitação técnica e aprendizagem industrial do Senai Civit, na Serra, o programa Trabalho Seguro, criado pelo Tribunal Superior do Trabalho. Os estudantes puderam assistir palestras ministradas por juízes, desembargadores e auditores fiscais do Trabalho, que abordaram os temas “Cultura de segurança no ambiente de trabalho” e “Responsabilidades do empregado e do empregador e as consequências jurídicas”.

 

Para a juíza Germana de Morelo, a cultura de segurança influencia positivamente a adoção de comportamentos seguros, melhorando a prevenção de acidentes no trabalho. “Além de as empresas seguirem as normas regulamentadoras da segurança exigidas por lei, os trabalhadores também devem ter a consciência de sua responsabilidade com os equipamentos de proteção individual (EPI) e desempenhar um papel crítico na garantia da segurança de outros empregados”, pontua ela. A juíza ainda ressalta que as leis relativas à segurança do trabalho nas empresas são bastante rígidas e o Ministério do Trabalho aplica multas e punições bem severas aos que não as cumprem.

 

Segundo dados do Ministério do Trabalho e Previdência Social (MTPS), 13.245 acidentes em ambiente de trabalho foram registrados no ano de 2015 no Espírito Santo. Um número elevado e que também implica grande número de ações judiciais. “O empregado tem uma estabilidade de 12 meses na empresa, caso se afaste por conta de um acidente de trabalho. A empresa paga os 15 primeiros dias e depois é de responsabilidade Governo Federal pagar pelo afastamento. O empregado pode processar a empresa por danos morais e materiais. O valor da indenização pode variar caso a caso e será determinado pelo juiz”, explicou a juíza Rosaly Stange.

 

Para a aluna Amanda Assis, do curso de Segurança do Trabalho, os temas abordados nas palestras serão de extrema importância para sua formação como profissional. “O Senai nos deu essa oportunidade de enriquecermos nossos conhecimentos. Se todos tiverem essa consciência sobre as medidas básicas de segurança, diminuiremos consideravelmente os riscos de acidentes”, disse.

 

O evento também contou com a participação do Ministério do Trabalho e Emprego representado por dois auditores fiscais: José Eduardo Freire de Menezes e Erika Da Rós Cardoso Ortega, que atuaram como palestrantes.

 

O Senai-ES dará continuidade ao ciclo de palestras “Trabalho Seguro” em todas as unidades do Estado. No dia 30 de novembro será a vez dos alunos do Senai Vitória. Vae destacar que o Conselho de Responsabilidade Social da Findes (Cores) está apoiando os ciclos de palestras por todo Estado.