Senai qualifica alunos para conversão de sinal digital

E-mail Imprimir

alt


O Senai-ES, a Abert (Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão) e a Seja Digital (entidade responsável pelo desligamento do sinal analógico de TV no Brasil) lançaram, no dia 17 de agosto, no auditório do Edifício Findes, a contagem regressiva para o desligamento do sinal analógico de TV na Grande Vitória.
Durante o evento, aconteceu uma aula de capacitação dos instrutores e alunos do Senai para instalação de equipamentos receptores do sinal digital. Os instrutores serão responsáveis por multiplicar os conhecimentos aos moradores da Grande Vitória. Os alunos serão voluntários e percorrerão alguns bairros, auxiliando na instalação dos dispositivos nas casas, por meio da Patrulha Digital.


“São todos alunos da área de Elétrica, Eletrotécnica e Redes. Costumo dizer que a metodologia do Senai é aprender fazendo. Os alunos já nasceram na era digital, mas eles estão participando da transformação tecnológica”, disse o diretor regional do Senai e superintendente do Sesi, Luis Carlos Vieira.


O sinal analógico sairá do ar em um procedimento chamado Switch Off no dia 25 de outubro. A partir desta data, o sinal das emissoras chega para telespectadores das cidades de Vitória, Vila Velha, Cariacica, Serra, Fundão, Guarapari e Viana somente na versão digital, com alta qualidade de imagem e som.


Cerca de 164 mil kits digitais, com conversor, antena e cabos, serão distribuídos gratuitamente, em todo o país, pela Seja Digital para famílias beneficiadas pelos programas sociais do Governo Federal.


Patrulha Digital – Formada por alunos do Senai, começou em Rio Verde (GO) com formação de 50 alunos que se tornaram voluntários multiplicadores do sinal digital. Em Brasília, foram 5.000 alunos e em São Paulo, 75.000 (30.000 na capital e 45.000 ainda em formação).


Mudança – Em 2017, 360 cidades brasileiras devem passar pela mudança. O sinal de TV analógico já foi desligado nas cidades de Brasília, São Paulo, Goiânia, Rio Verde e Recife. Ainda será desligado em Fortaleza e Salvador (em setembro); Vitória e Rio (outubro); interior de São Paulo e Belo Horizonte (novembro).