Sistema Findes realiza ações na Mec Show

E-mail Imprimir

alt

 

As ações do Sistema Findes durante a Mec Show, realizada de 18 a 20 de julho no Pavilhão de Carapina, marcaram o maior evento do setor metalmecânico do Estado. Os principais serviços das entidades foram apresentados nos três dias da feira, que registrou a presença de 12 mil pessoas, com a expectativa de geração de R$ 50 milhões em negócios nos próximos 12 meses.

 

Entre as atividades, destacaram-se a Olimpíada Senai de Ocupações e o Grand Prix de Inovação. A Olimpíada reuniu 30 estudantes que fizeram provas reproduzindo o ambiente de trabalho numa indústria, nas modalidades de Soldagem, Manufatura Integrada, Manutenção Mecânica, Mecatrônica, Eletricidade Industrial e Desenho Mecânico (CAD). Os alunos do curso de Logística também participaram do evento demonstrando suas habilidades.

 

A novidade desse que foi o segundo ano da competição é que os finalistas de cada ocupação passam a treinar para conquistar a chance de participar da seletiva nacional da World Skills. Foram dias de esforço e concentração. Para vencer, os alunos tiveram que entregar as tarefas dentro do prazo e com alto padrão de qualidade.

 

Confira os vencedores de cada categoria:


Manufatura integrada:
Marlon Deoclício, Jorlly Silva e Sérgio Soares, equipe do Senai Linhares


Manufatura Industrial:
Kaio Souza, do Senai Linhares


Soldagem:
Antônio Viana, do Senai Serra


Desenho Mecânico – CAD
Mauro Júnior, do Senai Aracruz


Eletricidade Industrial
Igor Krugel Siqueira, do Senai Linhares


Mecatrônica
Arthur Oliveira e José Augusto Rocha, do Senai Vitória

 

Grand Prix

Já o Grand Prix Senai de Inovação envolveu quatro equipes formadas por docentes e alunos das unidades do Senai na Serra e em Vitória, as faculdades UVV e Faesa e ainda representantes de três indústrias.


A competição propôs o desafio de buscar soluções para problemas enfrentados por indústrias do setor metalmecânico. A equipe vencedora foi a Green 9, formada por Juliano Mosquini - Senai Vitória (instrutor); Jhony Rodrigues - Senai Vitória; Guilherme de Lima - Senai Civit; e Alain Silva – empresa Conami. O grupo desenvolveu uma estrutura para facilitar o giro de vagões, principalmente em indústrias siderúrgicas e, associado a isso, um braço mecânico que faz a soldagem das placas e vigas.


Ainda na Mec Show, o Sesi prestou atendimentos em saúde e apresentou as suas unidades móveis de Odontologia. Já o Senai também marcou presença no evento com a apresentação dos seus serviços tecnológicos.