Escola Móvel será inaugurada em São Gabriel da Palha dia 30 de junho

E-mail Imprimir

 

Em quatro anos de existência, a Escola Móvel capacitou mais de seis mil alunos

 

Levar educação profissional de qualidade a todo o Estado. Com a meta de interiorizar a educação e em atendimento à demanda do setor produtivo de São Gabriel da Palha, o Sistema Findes inaugurará, no próximo dia 30, a Escola Móvel Sesi/Senai/IEL. Com sua instalação, os moradores da região terão a oportunidade de aprender quatro novas profissões em cursos de qualificação profissional que serão oferecidos na unidade.

 

De acordo com o presidente do Sistema Findes, Marcos Guerra, sua gestão tem atendido o setor produtivo industrial em todo o território capixaba. “Entendo que o Sistema Findes deve suprir as necessidades da indústria capixaba. Temos que chegar onde o trabalhador está, onde tem gente que precisa se qualificar e, consequentemente, ajudar a melhorar a competitividade da indústria, onde quer que ela esteja localizada. Com a chegada da Escola Móvel a São Gabriel, nós conseguiremos atender às indústrias qualificando mão de obra local ao mesmo tempo que oferecemos oportunidades de geração de emprego e renda para a população de maneira geral”, enfatizou.

 

Para o vice-presidente institucional da Findes em Colatina e região, Manoel Antonio Giacomin, a Escola Móvel chega em um bom momento. “O município, com cerca de 37 mil habitantes, tem forte vocação industrial, setor que representa 26,8% do total de empresas aqui instaladas. Já atendemos à indústria local com uma Agência de Treinamento Municipal (ATM). A Escola Móvel vem para oferecer mais oportunidades, com mais cursos para a população”, concluiu.

 

Inicialmente, a Escola Móvel em São Gabriel da Palha ministrará cursos de Eletricista Instalador Predial de Baixa Tensão, com 80 vagas; Operador de Computador, com 28 vagas; Mecânico de Motores Ciclo Otto, com 40 vagas; e Costureiro Industrial do Vestuário Tecido Plano, também com 40 vagas disponíveis.

 

As aulas serão ministradas nos turnos vespertino e noturno. As inscrições já começaram e estão sendo realizadas na sede da prefeitura municipal e, após a inauguração, poderão ser feitas na própria escola.

 

Os interessados em se qualificarem com certificado Sesi/Senai/IEL deverão levar a ficha de matrícula preenchida, cópia simples do RG (frente e verso), cópia simples do CPF, cópia simples do comprovante de residência atual, comprovante de escolaridade ou autodeclaração de compatibilidade, considerando o pré-requisito do curso.

Saiba mais sobre o conceito de Escola Móvel

O mercado de trabalho mostra-se cada vez mais exigente e a busca por uma colocação profissional não é mais uma questão de empenho ou de sorte, mas, sim, de qualificação. Por isso, desde o dia 30 de agosto de 2013 o programa “Escola Móvel” tem levado educação profissional para localidades que não contam com escolas fixas do Sistema Findes. Em quatro anos, a Escola Móvel capacitou mais de seis mil alunos, em diversas áreas de atuação e em vários cidades capixabas.

 

A principal característica do programa é a flexibilidade para atender às demandas locais das indústrias. Isso porque as escolas móveis alcançam vários municípios, principalmente aqueles que carecem de mão de obra especializada para o setor industrial local. A capacitação profissional para o mercado de trabalho abre espaço para o desenvolvimento industrial regional e cria novas oportunidades para empregados e empregadores.

 

 

Por Milan Salviato