Senai-ES e Sesi-ES participam da Olimpíada do Conhecimento em Brasília

E-mail Imprimir

Uma competição com os melhores alunos da educação profissional do Brasil. Assim será a Olimpíada do Conhecimento 2016, entre os dias 10 e 13 de novembro, em Brasília. Durante quatro dias, 1.200 estudantes passarão por provas que exigirão toda a técnica que aprenderam em sala de aula. Participarão alunos de cursos técnicos e de formação profissional do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), dos Institutos Federais de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (IF's), do Serviço Social da Indústria (Sesi) e de escolas públicas.

 

Para a principal disputa da Olimpíada - o desafio por equipes - os alunos serão desafiados a apresentar soluções e produtos para empresas e para a comunidade, além de participar de provas individuais que exigem precisão e raciocínio lógico com bastante agilidade. Serão sete grandes desafios para as equipes: "Construção e Edificações", "Tecnologias da Informação e Comunicação", "Engenharias Agrícola e Pecuária", "Moda e Criatividade", "Tecnologia e Manufatura e Engenharias", "Transporte e Logística", e "Serviços". Nessa disputa, o Senai-ES participa com os projetos Casa Popular Inteligente e Carro Conceito Compartilhável. Esse desafio terá uma votação popular. Clique aqui e vote nos projetos do Senai-ES.

 

 

-----------------------

Casa Popular Inteligente

 

Unidade: Senai-ES Vila Velha

 

Alunos: Amanda de Jesus Rodrigues, Beatriz Klipel Farias, Breno Buzim Lopes, Bruno Pereira Rocha, Fabrício Santos Gonzaga, Iure Ferreira Catrinque, Patrick Kennedy Ribeiro Soares e Rafael Ribeiro Barbosa.

 

Estados competidores: Espírito Santo, Rondônia, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Distrito Federal.

 

Desafio: Projetar e construir uma residência inteligente para atividades diárias de um casal, tendo como premissas o conforto, atividades básicas, reaproveitamento e redução do consumo de água.

 

-----------------------

 

Carro Conceito Compartilhável

 

Unidade: Senai-ES Aracruz

 

Alunos: Ana Carolina Pretti da Vitória Borges, Carlos Augusto Sagrilo de Nardi, Felipe da Silva Pereira, Gustavo Rossi Martins, José Matheus Marchi Peixoto, Mateus de Oliveira Silva, Philipe Henrique Cavalcante Silva e Rodrigo Alves Magalhães.

 

Estados competidores: Espírito Santo, Paraná, Rio Grande do Norte, Ministério da Educação 1 (Mec), São Paulo e Rio Grande do Sul

 

Desafio: Criar um veículo compartilhável não poluente para percorrer percursos urbanos, levando em consideração alguns pontos como: motor zero emissão de poluentes; acomodação ergonômica de rápida higienização; e proteção do condutor sob condições de sol e chuva.

 

-----------------------

 

Paralelamente a esses sete desafios por equipe, os estudantes serão avaliados individualmente. Cada um terá de resolver problemas específicos da sua área de formação. Também será realizado o processo-piloto de Avaliação Prática dos Estudantes - Saep, que visa a verificar os padrões do processo para que a avaliação seja realizada nas unidades do Senai em todo país em 2017. O Senai-ES foi selecionado em todos os cursos técnicos: "Edificações", "Eletrotécnica", "Logística", "Mecânica" e "Segurança do Trabalho". Para cada curso, participarão três alunos que foram destaques na avaliação objetiva realizada no segundo semestre de 2016. Os estudantes pertencem às unidades de Vila Velha, de Cachoeiro do Itapemirim e de Vitória. Nos cursos de qualificação, o Senai-ES será representado pelo Senai-ES Colatina, no curso "Costureiro".

 

Para a gerente da Divisão de Educação Profissional do Senai-ES, Zilka Teixeira, a Olimpíada do Conhecimento constitui-se em um importante instrumento de avaliação da educação profissional. “O Espírito Santo tem buscado aprimorar suas práticas de ensino, tendo como referencial a Metodologia Senai de Educação Profissional, que visa à criação de situações de aprendizagem que desafiam os alunos na execução das atividades práticas, desenvolvendo competências e habilidades requeridas para o trabalho industrial. A avaliação do processo formativo na Olimpíada do Conhecimento verifica a eficácia do nosso trabalho diário em cada uma das dez unidades de ensino do Senai-ES”, afirma.

 

Festival Sesi de Robótica FLL®

 

Além dos desafios e avaliações, a Olimpíada do Conhecimento terá várias outras competições. Uma delas é o Festival Sesi de Robótica FLL®, em que robôs de Lego®, montados e programados por estudantes, vão cumprir diversas missões. O Sesi-ES será representado pela equipe “Guardiões”, formada pelos alunos da unidade Porto de Santana: Bianca Maas Oliveira, Lavínia Grigoleto de Siqueira, Rafaela Aguiar Rocha, Érik Lucas Ribeiro de Souza, Igor Silva Campos e Lucas Gomes do Rosário, além dos instrutores Irezê Schmidel do Nascimento e Iara Ferreira Coimbra Braz.

 

Na competição, eles serão avaliados em quatro etapas: design do robô, que inclui a programação; a pesquisa para o desenvolvimento do robô; o core value (trabalho em equipe); e o desafio do robô (execução das tarefas).

 

A gerente de Educação Básica do Sesi-ES, Josefina Prezentino, ressalta a importância para o Sesi-ES de ter os seus alunos participando de um evento como a Olimpíada do Conhecimento, por meio do Festival Sesi de Robótica – FLL®. “O evento desperta nas crianças e nos jovens o interesse por áreas como Ciências, Física e Matemática, contribuindo para formar futuros cientistas e engenheiros. Além disso, proporciona o desenvolvimento de habilidades e atitudes que vão além do conhecimento teórico e acadêmico, extremamente importantes para o mercado de trabalho. ”

 

Já no espaço Inova Senai, serão apresentados 30 projetos, de produtos e processos inovadores, desenvolvidos por docentes, técnicos, alunos do Senai e representantes de empresas. O objetivo é promover o empreendedorismo, a criatividade e a cultura da inovação por meio do desenvolvimento de projetos inovadores, desde a concepção, planejamento, execução até a apresentação para possíveis empresas interessadas em comercializar os produtos ou processos concebidos.

 

O Inova 2016 conta com as seguintes categorias

1. Tecnologias Industriais Produto Inovador: novos materiais, alimentos, softwares, hardwares, componentes, instrumentos e ferramentas
2. Tecnologias Industriais Processos Inovadores: novas máquinas ou equipamentos, ou sua adaptação, que proporcionem melhorias em processos produtivos.
Voto Popular Todos os projetos disputam votação realizada pelos visitantes da exposição.

 

O Senai-ES estará presente com o projeto Sidrus - Sistema Integrado de Drenagem Urbana Sustentável, desenvolvido pelo Senai-ES Vila Velha. O projeto compete na categoria "Tecnologias Industriais - Produto Inovador" e na categoria “Voto Popular”. Vote aqui.

 

-----------------------

 

Sidrus - Sistema Integrado de Drenagem Urbana Sustentável

O Sidrus é um sistema integrado que auxilia construtoras e incorporadoras que desejam alcançar maior eficiência na passagem, captação, retenção e reuso das águas pluviais, minimizando os impactos associados às enchentes e inundações. Diferentemente das atuais alternativas isoladas existentes no mercado, é uma solução versátil e de composição flexível, com maior aplicabilidade.

 

Unidade: Senai-ES Vila Velha

 

Participantes: Docente Janine Gomes da Silva e aluna Estefânia Silva

 

-----------------------

 

"Fico feliz que constantemente nossas unidades têm participado nos últimos anos da etapa final do Inova Senai em Brasília. Isso mostra a seriedade e o foco nos trabalhos de conclusão de curso voltados para as soluções de problemas da indústria. Aliás, o maior ganho para os envolvidos é poder idealizar concretamente as várias possibilidades ensinadas em sala de aula e em nossos laboratórios, abrindo campo para estímulo ao empreendedorismo e aumento da empregabilidade”, ressaltou Iomar Cunha dos Santos, gerente da Divisão de Inovação do Sistema Findes - Inova Findes.

 

Em outro espaço, totalmente interativo, os visitantes poderão conhecer os simuladores, aplicativos de realidade aumentada e outros ambientes virtuais utilizados nas escolas do Sesi e do Senai para a formação de seus alunos. Haverá ainda a exposição “A Arte do Ofício”, a "Mostra Sesi de Ciências e Engenharia", além de palestras com especialistas de diversas áreas do conhecimento com profissionais bem-sucedidos do mercado, blogueiros e youtubers que prometem reunir muitos fãs na capital do país.

 

Veja mais informações sobre a Olimpíada do Conhecimento.

 

 

Por Natália Magalhães