Inovando na indústria e no ensino profissional

E-mail Imprimir

 

 

Ações recentes do InovaFindes demonstram a importância de se implementar a cultura da inovação nas empresas e no ensino

 

O Núcleo de Inovação do Sistema Findes – o InovaFindes – atua no sentido de promover e tornar disponíveis informações, ferramentas e oportunidades para as indústrias capixabas inovarem em seus produtos, processos e sistemas, aumentando assim sua competitividade. Muitas de suas ações interagem com as de outras entidades do Sistema Findes, inclusive diretamente com o ensino dos cursos técnicos do Senai-ES, por exemplo.

Confira a seguir algumas das ações recentes realizadas ou apoiadas pelo InovaFindes

Alunos do curso técnico em Alimentos do Senai Araçás participam de palestra sobre inovação

Nos dias 1º e 5 de setembro os alunos do Curso Técnico em Alimentos do Senai Araçás, em Vila Velha, participaram de palestras sobre inovação ministradas pela Divisão de Inovação do Sesi/Senai-ES. O objetivo principal foi conscientizar os alunos sobre a importância da inovação, principalmente aqueles que se encontram na etapa de desenvolvimento de um novo produto ou processo contemplado no módulo de Desenvolvimento de Projetos do Senai-ES.

 

A palestra contribuiu para disseminar conceitos básicos da inovação, as ferramentas disponíveis para auxiliar na estruturação de uma ideia/ projeto, sinalizar as fontes de apoio e parcerias tecnológicas disponíveis, além de ressaltar a importância dos pontos críticos que necessitam ser considerados durante o desenvolvimento do projeto, como os aspectos mercadológicos, por exemplo.

 

“Ações como essa vão ao encontro da visão do Senai-ES e permitem preparar os alunos para um pensamento mais competitivo quando estes estiverem atuando no mercado. Iniciativas assim consolidam o Senai-ES como líder em educação profissional, reconhecido em educação tecnológica e indutor da inovação e de transferência de tecnologias para a indústria capixaba”, destaca o gerente do InovaFindes, Iomar Cunha, acrescentando que a intenção é estender as palestras sobre inovação para outras unidades do Sesi-ES e do Senai-ES.

 

 

Alunos do Senai Araçás assistem à palestra sobre inovação

Capixabas se classificam para a segunda etapa do Edital Senai Sesi de Inovação

A startup capixaba APP Software teve sua ideia aprovada para o segundo ciclo de submissão de projetos do Edital Senai Sesi de Inovação 2016, concorrendo com outras, vindas de todos os estados do país. A proposta aprovada consiste no desenvolvimento de uma solução tecnológica que visa a melhorar a interação entre alunos e professores de Educação Física e também de Educação Profissional.

 

Nesta nova etapa do edital, será elaborado o Plano de Projeto no qual a empresa descreverá informações como os benefícios da ideia, a sua viabilidade técnica e financeira, os resultados de uma análise de mercado e a equipe envolvida, entre outros aspectos. Todo o processo conta com suporte do InovaFindes e também da área de Soluções Tecnológicas do Senai-ES.

Saiba mais sobre o edital.

 

Equipe do InovaFindes com representantes da APP Software

Projeto capixaba vencedor de edital de inovação é concluído

Enquanto a APP Software avança para a próxima etapa em busca da conquista definitiva do Edital Senai Sesi de Inovação de 2016, outra empresa capixaba conclui seus trabalhos contemplados pelo mesmo edital há dois anos. O projeto “Desenvolvimento de uma fórmula alimentícia funcional”, fruto de parceria da empresa capixaba Finnis Sabor e Saúde com o Sesi-ES, apoiado pelo Edital Senai Sesi de Inovação 2014, acaba de ser finalizado. O objetivo do projeto foi o desenvolvimento de uma pré-mistura funcional para pães, massas e biscoitos, entre outros alimentos, tendo como características: baixo teor de sódio, livre de gorduras trans, transgênicos e conservantes, além de ser rico em fibras solúveis e insolúveis, com conteúdo calórico reduzido e com zero lactose, açúcar e glúten.

 

Para alcançar o objetivo proposto, o projeto contou com o aporte financeiro do Departamento Nacional do Senai e também com o suporte econômico e financeiro do Senai-ES, além da contrapartida da empresa parceira. Ao longo do seu desenvolvimento, houve a participação dos consultores de Design e de Alimentos e Bebidas do Senai Soluções em Tecnologia e Inovação de Vila Velha e dos serviços laboratoriais do Senai da Bahia (Cimatec).

 

 

A empresária Giovanna Buaiz (primeira de pé à esquerda) comemora a finalização de seu projeto com integrantes do InovaFindes e do Senai-ES

 

“Os resultados alcançados foram ao encontro do que foi proposto, obtendo elevada aceitação pelos provadores, além de ter atingido nos testes uma vida de prateleira satisfatória (prazo de validade), garantindo um ótimo padrão de qualidade e segurança para o consumidor”, destaca o gerente do InovaFindes, Iomar Cunha. Segundo a empresária Giovanna Buaiz, da Finnis Sabor e Saúde, “o importante é crer em você, no seu olhar inovador, e ter bons parceiros ao seu lado para uma vitória merecida”.

 

Na avaliação do InovaFindes, o projeto possibilitará impactos positivos ao Estado do Espírito Santo no que diz respeito aos aspectos tecnológico, econômico, social e de qualidade de vida. “O produto capixaba vencedor do Edital Senai Sesi de 2014 é diferenciado por estar apto a se inserir no mercado de alimentos em nível nacional, justamente por ser um produto mais acessível e com significativo valor agregado, o que pode resultar na geração de novos empregos, além de ter a possibilidade de alcançar a alimentação escolar, contribuindo para uma melhora na qualidade de vida do público infantil e para uma maior participação no consumo das classes C e D”, conclui Iomar Cunha.

 

Por Fabio Martins