Senai-ES oferta mais de 440 vagas gratuitas em parceria com Governo do Estado

E-mail Imprimir

Senai-ES oferta mais de 440 vagas gratuitas em parceria com Governo do Estado

 

Desta vez, o projeto acontecerá nos bairros de São Torquato, Central Carapina, Jardim Carapina, Novo Horizonte e Feu Rosa

 

 

O Senai-ES e o Governo do Estado, por meio da Secretaria Extraordinária de Ações Estratégicas, estão disponibilizando mais de 440 vagas totalmente gratuitas em cursos de qualificação profissional. É a segunda etapa do programa Ocupação Social, apresentada nesta segunda-feira (04), durante coletiva de imprensa realizada no Palácio Anchieta.

 

O diretor regional do Senai-ES, Luis Carlos Vieira, apresentou os resultados do programa

O diretor regional do Senai-ES, Luis Carlos Vieira, apresentou os resultados do programa

 

Desta vez, o projeto acontecerá nos bairros de São Torquato, Central Carapina, Jardim Carapina, Novo Horizonte e Feu Rosa. As inscrições seguem até quinta-feira (07) para as turmas em Vila Velha, no bairro São Torquato, nos cursos de Padeiro e de Eletricista Predial. As demais inscrições acontecem em outras duas etapas, em bairros do município da Serra: a primeira entre 23 e 28 de julho, para Central Carapina, Novo Horizonte e Jardim Carapina; e a segunda de 20 a 25 de agosto, para Feu Rosa. E serão ofertados cursos de Costureiro Industrial, Instalador Hidráulico, Pintor de Obras, Auxiliar de Logística, entre outros.

O diretor regional do Senai, Luis Carlos Viera, afirmou que as 440 vagas têm o objetivo de promover a inserção no mercado de trabalho de jovens que moram em regiões vulneráveis. “Diagnosticamos, por meio de pesquisa realizada pelo Governo, que os cursos de maior preferência destes jovens são aqueles voltados para a indústria. Oito de cada dez jovens entrevistados querem se qualificar para ingressar na indústria e/ou se tornarem empreendedores”, disse.

 

O presidente em exercício do Sistema Findes, Gibson Barcelos Reggiani, participou da apresentação da segunda etapa do Ocupação Social

 O presidente em exercício do Sistema Findes, Gibson Barcelos Reggiani, participou da apresentação da segunda etapa do Ocupação Social

   

O governador Paulo Hartung explicou o foco do Ocupação Social. "Esse programa tem como foco adolescentes que não estudam, não trabalham, não buscam acesso ao ensino e não procuram vaga no mercado de trabalho. É um programa inovador que vai ao encontro da atual realidade dos jovens e permite ao Poder Público uma melhor compreensão para, em parcerias, desenvolver um conjunto de ações que permitam envolver, mobilizar e mudar a realidade de nossos jovens e adolescentes", ressaltou Hartung.

Os cursos são ofertados pela Unidade Integrada de Ações Móveis, e vão acontecer em espaços cedidos pelas comunidades, aproveitando a infraestrutura já existente ou contando com os kits disponibilizados pelo Senai-ES, que leva e instala os equipamentos necessários no local das aulas. As 20 vagas gratuitas que serão abertas por turma destinam-se a pessoas de baixa renda. Haverá aulas pela manhã, das 8h ao meio-dia; pela tarde, entre 13 e 17 horas; e à noite, das 18 às 22 horas. Entre os pré-requisitos para se inscrever, os interessados precisam ter idade mínima de 16 anos, ou 18 anos para quem escolher o curso de Pintor de Obras; residir no bairro ou cidade onde o curso será ofertado; e ter a escolaridade mínima exigida para o curso escolhido.

 

Por: Evelyn Trindade