Estudantes participam da Olimpíada Senai de Ocupações no Pavilhão de Carapina

E-mail Imprimir

 1materia senai fotobanner

Os alunos do Senai-ES participam de provas práticas nas áreas industriais que estão cursando

 

O Serviço Social da Indústria no Espírito Santo (Sesi-ES) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial no Espírito Santo (Senai-ES) marcam presença na Expo Construções, que começou nesta terça-feira, dia 14 de junho, e segue até a próxima quinta-feira, dia 16, no Pavilhão de Carapina, em Serra. A feira que é, atualmente, o principal evento do setor da construção do Estado, deve receber mais de dez mil visitantes durante os três dias. A novidade é que o Senai-ES está realizando uma competição especial entre seus alunos, a Olimpíada Senai de Ocupações. São nove estudantes dos cursos de Eletricidade Predial, de Construções em Alvenaria e de Revestimento Cerâmico das unidades de Vila Velha e de São Mateus e das Unidades Móveis.

 

A ideia é que, nesse espaço, os aprendizes realizem provas práticas em situações correlatas à área industrial respectiva, utilizando ferramentas e equipamentos empregados no dia a dia da indústria. Eles executarão as tarefas dentro de prazos e com padrões específicos de qualidade. Os vencedores receberão medalhas e certificado de participação. Trata-se de um incentivo a mais para os futuros profissionais da indústria.

 

alt

 

Abertura da Competição

 

A largada para a Olimpíada Senai de Ocupações foi dada nesta terça-feira, dia 14 de maio. Os competidores ouviram as instruções dos técnicos e de gerentes do Senai-ES. O gerente Executivo de Educação e Tecnologia do Senai-ES, João Marcos Del Puppo, destacou que o objetivo é apresentar os serviços da entidade de maneira prática. “Estamos aqui para mostrar a transformação que um curso do Senai pode trazer para a vida das pessoas, aproximando os cursos da sociedade”, explicou o gestor.

 

A gerente da Divisão de Educação Profissional, Zilka Teixeira, agradeceu o empenho de toda a equipe na realização do evento. “Quero parabenizar os alunos, os docentes e o corpo técnico. O empenho de todos vocês é fundamental para o sucesso do evento”, disse na abertura.

 

Os gerentes das unidades do Senai-ES em Vila Velha e em Serra, Giovani Gujansky e Leonardo Afonso Mello, respectivamente, também agradeceram às equipes envolvidas. Os vencedores da competição serão anunciados na quinta-feira, dia 16 de maio, às 15h.

 

Sistema Findes na Expo Construções

 

O estande das entidades do Sistema Findes na Expo Construções também está apresentando os principais serviços prestados para o setor da construção. O Sesi participa com a Unidade Móvel de Odontologia e exibição de vídeos de suas ações e programas das áreas de saúde e de bem-estar. Já o Senai marca presença em dois espaços. No estande, haverá demonstração da ocupação Instalação Hidráulica e Reaquecimento com um aluno do Senai-ES em Vila Velha, que realiza a atividade em um ambiente que vai reproduzir um banheiro residencial. Ainda no estande, um docente do Senai-ES em Vila Velha estará ministrando uma aula com as aplicações do software REVIT para um grupo de até seis interessados.

 

A entidade está demonstrando, ainda, a aplicabilidade da impressora 3D para o setor da Construção Civil e também para uso em sala de aula. Serão impressos três protótipos no decorrer da feira e três alunos refarão o desenho da mini casa que será impressa. O Senai-ES também está apresentando os ensaios realizados pelo Laboratório de Ensaios de Materiais de Construção (LABEMC) e também exibe a carreta de Construção Civil, recentemente adquirida pela instituição.

 

Por Fabio Martins e Evelyn Trindade