Eficiência energética nas indústrias gera até 25% de economia

E-mail Imprimir

 

Empresários e gestores de empresas de Linhares puderam tomar contato com soluções em energia apresentadas por especialista do Senai

 

A Diretoria da Findes em Linhares e região, em parceria com a Associação para o Desenvolvimento de Linhares (ADEL) e o Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes), promoveu na última quarta-feira, dia 30 de abril, o seminário “Desafios Energéticos, Alternativas e Soluções Tecnológicas para o Setor Empresarial”. A palestra, realizada no auditório do Hotel Days Inn, em Linhares, foi ministrada pelo engenheiro especialista em eficiência energética do Senai-ES, Wendell Soares Pacheco.

 

Destinada a empresários e gestores interessados pelo assunto, a momento de aprendizado teve como objetivo oferecer serviços de consultoria na área de eficiência energética, gerando soluções para cada tipo de indústria. Durante a explanação, Wendell contextualizou a necessidade de implementar o programa, apresentando os números relevantes e as mudanças na gestão energética do setor industrial.

 

“Identificamos o potencial de economia nas mais diversas áreas industriais, além de auxiliar as empresas na aplicação da gestão de energia. É um processo com várias etapas, mas fundamental para garantir a economia de até 25% na fatura."

 

Para o vice-presidente institucional da Findes em Linhares e região, Paulo Joaquim do Nascimento, o projeto é de interesse de todas as indústrias locais, já que é preciso ajustar as contas e despesas e prevenir-se contra os “apagões” e a crise hídrica. “A indústria consome muita energia e o projeto é bem interessante para nós. Ele faz o diagnóstico de onde estamos consumindo muito e propõe soluções de economia, mostrando números relevantes que fazem uma enorme diferença no custo de produção”, explicou.

 

O empresário e diretor adjunto da Findes em Linhares e região, Wilmar Barros Barbosa, aderiu ao projeto e o implantou em sua indústria de fabricação de implementos rodoviários. “Há cerca de um ano e meio, iniciei a consultoria de eficiência enérgica do Senai-ES e já percebi uma economia na produção, programando o funcionamento das máquinas e equilibrando o fator potência. Com esses ajustes, já alcançamos 8% de economia, mas a ideia é adotar todos os processos apresentados pelo técnico e atingir a meta de 25% em toda a indústria”, detalhou.

 

Os interessados em conhecer o projeto de eficiência energética devem procurar o Senai-ES Soluções, no setor de Eficiência Energética, localizado no Senai-ES Vitória.

 

O que é “Eficiência Energética”
- Proporcionar o melhor consumo de energia e água, com redução de custos operacionais correlatos.
- Minimizar contingenciamentos no suprimento desses insumos.
- Introduzir elementos e instrumentos necessários para o gerenciamento energético e hídrico da empresa ou empreendimento.