Grand Prix Senai de Inovação vai transformar ideias em soluções inovadoras para a indústria

E-mail Imprimir

A unidade de Aracruz foi escolhida como piloto para essa primeira edição da competição

 

Vai começar uma disputa pelas melhores ideias, projetos e processos inovadores. É o Grand Prix Senai de Inovação, que será realizado de 06 a 08 de abril, no Centro Integrado Sesi/Senai/IEL de Aracruz. Serão 20 horas de competição entre cinco equipes multidisciplinares, compostas por seis alunos cada uma.

 

O desafio é apresentar propostas inovadoras para problemas do mundo moderno enfrentados pela indústria, como explica o gerente da Divisão de Inovação, Iomar Cunha. “Trata-se de uma ação com forte caráter de mobilização de alunos e docentes em direção a soluções inovadoras para o mercado. Queremos estimular o processo de geração de ideias e empreendedorismo e intensificar a máxima que no Senai se aprende fazendo”, disse.

 

A unidade de Aracruz foi escolhida como piloto para essa primeira edição do Grand Prix de Inovação. Durante a competição os alunos, com o apoio dos docentes, trabalharão as ideias em tempo real, desde a criação do esboço preliminar ao primeiro protótipo, respondendo a uma das questões:

 

  • Quais mecanismos podem ser desenvolvidos para diminuir o consumo de água nas indústrias, mas manter e/ou aumentar o nível de produção?

     

  • Quais ferramentas podem ser criadas a fim de diminuir e/ou conter a emissão de gases poluentes?

     

  • Como transformar resíduos industriais em aplicações que gerem valor para a empresa e/ou a sociedade?

 

Para participar do Grand Prix de Inovação, após passar por uma seleção os alunos, acompanhados dos docentes, farão os cursos:  Canvas e Elevator Pitch, Design Thinking e Oficina da Ideia ao Negócio, nos dias 17 e 30 de março. As ideias geradas nessa etapa escolar do Grand Prix poderão continuar em desenvolvimento por meio de outros programas de fomento à inovação realizados pelo Senai-ES. 

 

Por Evelyn Trindade

 

2016 Grand Prix alunos

 

Apresentação do Grand Prix de Inovação aos alunos do Senai