Senai-ES dará início a parceria com o Governo do Estado

E-mail Imprimir

2016 ThinkstockPhotos-155471420

 

Serão oferecidos três cursos de qualificação para jovens do bairro Nova Rosa da Penha, em Cariacica

 


O Senai-ES será a primeira entidade a executar os cursos do projeto “Ocupação Social”, desenvolvido pelo Governo do Estado com o objetivo de levar formação profissional aos jovens que vivem em situação de risco social.

 

Serão oferecidos três cursos de qualificação: Eletricista Instalador Predial de Baixa Tensão, Operador de Computador e Padeiro, para jovens com idades entre 16 e 24 anos, moradores do bairro Nova Rosa da Penha, em Cariacica. Os cursos têm duração de 160 a 200 horas. Nessa primeira etapa, serão disponibilizadas 60 vagas e a previsão é de que as aulas se iniciem até a primeira semana de abril.

 

Na próxima terça-feira (1º de março), está programada uma visita do diretor regional do Senai, Luis Carlos Vieira, da gerente da Divisão de Educação Profissional, Zilka Teixeira, e do  titular da Secretaria Extraordinária de Ações Estratégicas, Evaldo Martinelli, coordenador do projeto, à escola estadual onde as aulas acontecerão. Os cursos de Padeiro e Instalador Predial de Baixa Tensão serão ministrados por meio dos ‘kits móveis’, e o de Operador de Computador  será realizado na Unidade Móvel.

 

O acordo firmado entre o Senai e o Governo do Estado prevê a realização de 23 cursos gratuitos de até 400 horas de duração, em cinco áreas: Construção Civil, Alimentos e Bebidas, Gestão, Automotiva e Tecnologia da Inovação. São cursos como Confeiteiro Industrial, Padeiro, Almoxarife, Auxiliar de Logística e Carpinteiro de Obras, entre outros.

 

O projeto “Ocupação Social” foi desenvolvido com o objetivo de reduzir o percentual de jovens que estão fora da escola e sem emprego. Os cursos serão oferecidos em 25 bairros de nove municípios, nos quais é alta a taxa de homicídios de jovens entre 16 e 24 anos.

 

O que são ‘kits móveis’?

 

Os kit móveis são compostos pelos maquinários utilizados em sala de aula e que podem ser transportados com a finalidade de reproduzir as atividades realizadas em laboratórios fora das unidades do Senai. O kit móvel de padeiro, por exemplo, é composto de forno, batedeira, dentre outros materiais.