Noite de premiação para os produtos mais inovadores em alimentos e bebidas

E-mail Imprimir

 

O 3º Prêmio Senai de Inovação em Alimentos e Bebidas – Prêmio IAB – divulgou na noite dessa terça-feira, 23 de junho, os vencedores em todas as categorias concorrentes em solenidade na sede da Federação das Indústrias do Estado do Espírito Santo (Findes). Realizada pela Findes por meio da Câmara Setorial das Indústrias de Alimentos e Bebidas, e com o apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – Senai-ES, o prêmio é voltado às empresas do setor – de micro a grande porte - que sejam associadas aos sindicatos filiados à Federação.

 

Veja a galeria de fotos.

 

Vela também um resumo dos projetos premiados.

 

O presidente da Câmara, Claudio José Rezende, abriu o evento destacando o difícil momento pelo qual a indústria vem passando. “Em 2013, registramos queda de 5,5% na produção no Espírito Santo. No ano passado, a queda foi ainda maior: 11,7%, e, somente nos quatro primeiros meses de 2015, já registramos retração de 8,9%. Além disso, as empresas demitiram mais do que contrataram”, alertou o dirigente.

 

Por outro lado, Claudio José Rezende enfatizou a importância do Prêmio para reverter esse quadro. “É fundamental que o consumidor saiba identificar o produto local por meio de embalagens e concepções diferenciadas, inovadoras. Temos uma agropecuária muito forte que abastece as indústrias de alimentos e bebidas. É um círculo virtuoso que faz com que os produtos capixabas estejam cada vez mais presentes nas prateleiras dos supermercados. E o Prêmio IAB vai ao encontro daqueles objetivos, promovendo maior competitividade e ajudando a reverter o quadro de crise por meio do estímulo à inovação e à tecnologia empregadas na produção pelas indústrias locais”, explicou o dirigente.

 

O diretor técnico do Sebrae no Estado, Benildo Denadai, falou, em seguida, destacando a importância da premiação. “É preciso sair do "quadrado" para superar a crise. E o caminho a ser seguido é o da inovação. O Prêmio IAB contribui para que o produto capixaba ganhe a preferência do consumidor por meio da inovação. Em paralelo a isso, destaco ainda a importância estratégica de o Prêmio estar presente também na Feira Super Acaps Panshow, pois podemos ampliar ainda mais a inserção do produto capixaba nos supermercados”, disse Denadai.

 

O presidente da Findes, Marcos Guerra, encerrou a abertura destacando as ações da entidade na promoção da interiorização do Desenvolvimento, na Educação e também na Saúde e Segurança dos Trabalhadores da indústria. E completou: “A indústria capixaba enfrenta os mesmos problemas que a indústria nacional. É neste momento que a Sistema Findes faz a sua parte para superarmos a crise por meio de um prêmio que já vem gerando resultados positivos para toda uma cadeia produtiva”.

 

Os premiados

Os vencedores do 3º Prêmio Senai de Inovação em Alimentos e Bebidas, em suas respectivas categorias, serão contemplados com todas as despesas pagas para a Feira Anuga 2015, maior evento do setor de alimentos e bebidas do mundo, realizado anualmente na Alemanha, além de ampla divulgação de seus produtos na Feira Super Acaps Panshow e na mídia em geral.

 

De acordo com a Câmara, houve um aumento de 19% nas inscrições realizadas, em comparação com a edição anterior do prêmio, o que comprova a conquista de seus principais objetivos, que são aumentar a competitividade dos negócios por meio do estímulo à inovação nas embalagens e design de produtos, além de promover o aumento do consumo do produto local.

 

Site do prêmio: www.premioiab.org.br

 

Confira os vencedores: