Senai-ES comemora Dia Mundial da Educação com ações de interiorização

E-mail Imprimir

 

Nesta terça-feira, 28 de abril, comemora-se o Dia Mundial da Educação. A data faz referência ao encontro de representantes de 180 países participantes do Fórum Mundial de Educação, realizado em abril de 2000, na cidade de Dakar, no Senegal. Na ocasião, foi assinado um documento no qual estes países se comprometiam a não poupar esforços para que a educação chegasse a todas as pessoas do planeta até 2015.

 

Com mais de um milhão de alunos matriculados desde a sua criação, em 1952, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial cumpre com o proposto. Com 63 anos de atividades no Espírito Santo, a entidade possui uma trajetória de ações de sucesso em educação profissional, formando cidadãos e atendendo às principais demandas do setor industrial.

 

A cada ano, 143 mil pessoas procuram a instituição para se qualificar. Desse total, 70% consegue entrar no mercado, trabalhando na área aprendida ou relacionada ao curso que fizeram no Senai-ES.

 

Visando a desenvolver as indústrias no interior do Estado e fortalecer os setores produtivos de todas as regiões, a entidade prevê a construção de novas unidades de ensino e a ampliação das já existentes: as obras em andamento por todo o Estado totalizam R$ 51,5 milhões. Em Anchieta e Cachoeiro de Itapemirim, estão sendo construídos novos Centros Integrados, enquanto os municípios de Aracruz, Serra, Vila Velha, Colatina e Linhares recebem diversas melhorias nas estruturas de educação, cultura, esporte e lazer disponíveis.

 

Além disso, R$ 62 milhões estão sendo empregados para a aquisição de máquinas, equipamentos, computadores e unidades móveis. O investimento é parte do trabalho de modernização dos laboratórios. O Senai-ES, inicialmente criado para atender o setor ferroviário modal que, no Espírito Santo, necessitava de mão-de-obra qualificada para a manutenção da Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM), é hoje responsável pelo atendimento de inúmeras demandas do setor industrial e de serviços.