Projetos inovadores do Senai-ES na 11ª Semana Estadual de Ciência e Tecnologia

E-mail Imprimir


Dois projetos do Senai-ES participarão das mostras competitivas que fazem parte da programação da 11ª Semana Estadual de Ciência e Tecnologia, que será realizada entre os dias 12 e 15 de novembro, na Ufes, em Vitória. O tema do evento deste ano é “Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social”, e tem como objetivo estimular as instituições a abordarem a ciência e a tecnologia em sua dimensão social, como instrumento de inclusão, transformação e desenvolvimento humano. Os projetos foram selecionados na Mostra Inova Senai, realizada entre os dias 31 de outubro e 1º de novembro. O Sistema Findes também estará presente no evento com um estande próprio, dividido entre IEL-ES e Inova Findes.

 


“A Semana Estadual de Ciência e Tecnologia, promovida pela Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia, é o maior evento local de popularização da ciência. Nesse sentido, apoiamos e participamos, por meio do Sesi, Senai e IEL-ES, com exemplos de trabalhos feitos por nossos alunos e docentes que possam trazer soluções para novos negócios e para o bem da comunidade”, destaca o gerente da Divisão de Inovação (Inova Findes) do Sistema Findes, Iomar Cunha.

 


O projeto “Girafa Automática”, do Senai Anchieta, concorrerá, dentro da 11ª Semana Estadual de Ciência e Tecnologia, na mostra Innova World, que possui cunho estritamente tecnológico e é voltada para aplicações que possam vir a ser adotadas com sucesso no mercado. A “Girafa Automática” consiste no aprimoramento da girafa hidráulica, equipamento comumente utilizado para transporte de cargas. O projeto dos alunos de Anchieta se destaca por ser totalmente automatizado, o que aumenta consideravelmente a praticidade de seu uso e transporte para diversos locais, além de ser construído com materiais reaproveitados de bicicletas e motores de ventiladores, entre outros produtos que não estejam em utilização.

 


Já o projeto “Aplicação da técnica Fukuoka como medida compensatória em educação ambiental na indústria”, apesar de não ter sido premiado na Mostra Inova Senai, foi selecionado por se encaixar competitivamente no Innova Social, a outra mostra do evento que aborda aspectos sociais e sustentáveis do uso da ciência e da tecnologia. O projeto foi desenvolvido por alunos do Senai Colatina, e prevê o uso, na indústria, da técnica do agricultor japonês Masanobu Fukuoka (1913-2008), que consiste em dar e receber da terra de forma natural, em vez de sugar os seus recursos até o total esgotamento, gerando uma produtividade muito acima dos resultados obtidos por métodos convencionais e danosos para o solo e o meio ambiente.


Saiba mais sobre a 11ª Semana Estadual de Ciência e Tecnologia:
http://www.semanaestadualct.es.gov.br