Projeto de alunos do Senai-ES é campeão em Semana Estadual de Ciência e tecnologia

E-mail Imprimir

 

O projeto “Aplicação da técnica Fukuoka como medida compensatória em educação ambiental na indústria”, desenvolvido por estudantes do Senai Colatina, venceu a mostra Innova Social, que aconteceu na 11ª Semana Estadual de Ciência e Tecnologia. A mostra abordou aspectos sociais e sustentáveis do uso da ciência e da tecnologia e premiou o trabalho desenvolvido pelos alunos Carlos Alberto Barbosa Junior, Josiane Rodrigues da Silva, Mateus Sandrini, Mileidy da Silva Caldonho e Robert Orlando Braz Giacomin, sob a coordenação da docente Bruna Neitzel Sepulcri.

 

 

Ele prevê o uso, na indústria, da técnica do agricultor japonês Masanobu Fukuoka (1913-2008), que consiste em dar e receber da terra de forma natural, em vez de sugar os seus recursos até o seu total esgotamento, gerando uma produtividade muito acima dos resultados obtidos por métodos convencionais e danosos para o solo e o meio ambiente.

 

O Senai-ES também marcou presença na Semana Estadual de Ciência e Tecnologia com o projeto “Girafa Automática”, do unidade de Anchieta, exposto na mostra Innova World, voltada para projetos que possam ser adotados no mercado. Desenvolvido pelos alunos Júlio Eduardo Matias Féres, Lucas Areias Bassul, Wagner Henrique Demétrio Rapozo da Costa , sob a coordenação do docente Willian Teixeira de Souza, o projeto “Girafa Automática” propõe o aprimoramento da girafa hidráulica, equipamento utilizado para transporte de cargas, e se destaca por ser totalmente automatizado, o que aumenta a praticidade de seu uso e transporte para diversos locais.

 

O projeto foi selecionado durante a Mostra Inova Senai, realizada nos dias 31 de outubro e 1º de novembro, no Senai Vitória. O Sistema Findes também esteve presente no evento com um estande apresentando serviços do IEL-ES e do Inova Findes.