Provas da Olimpíada do Conhecimento começam

E-mail Imprimir

 

Depois de meses de treinamento e de dois dias para se certificar de que todos os equipamentos estão prontos, nesta quarta-feira, dia 3 de setembro, os competidores dão início às provas da 8ª edição da Olimpíada do Conhecimento. Durante quatro dias, os jovens profissionais do Senai-ES realizarão desafios que simulam tarefas do dia a dia do trabalho. Nesse período, serão avaliadas as habilidades de cada uma das sete ocupações profissionais que a entidade trouxe para o evento. Ao todo na Olimpíada sao 48 ocupações da indústria, sete do setor de serviços e três da agropecuaria. Cada profissão tem sua especifidade, mas todas levam em conta critérios como agilidade, segurança e planejamento, entre outros aspectos, sendo que um ou outro tem mais peso nas diferentes ocupações.

 

A competidora da Soldagem Leidylaine Neves, por exemplo, fará 18 horas de provas e vai utilizar os quatro processos de solda mais comuns adotados hoje no Brasil – migmag, tig, eletrodo revestido e arame tubular. Nos dois primeiros dias, ela trabalha com estruturas de aço carbono, e nos dois últimos, com alumínio e aço inoxidável. Conforme o descritivo técnico, duas estruturas de aço carbono soldadas por ela passarão por testes radiológico e de pressão.

 

Para o competidor Gil Wesley Araujo, da ocupação Eletricista Predial, serão dias de muita disputa. "Quero dar o meu máximo, mas sei que não será fácil, pois os outros competidores estão preparados, assim como eu", disse.

 

Gabriel Santana, do Senai Linhares, disputa medalha na ocupação TI - Soluções em Software e não teme os desafios. "Tenho bastante chance, e sei que posso ir longe. Vou tentar manter o foco e fazer tudo o que estudei".


A Olimpíada é realizada entre 3 e 6 de setembro, no Expominas, em Belo Horizonte. Sete alunos do Senai-ES estao competindo, nas categorias Eletricista Industrial, Eletricista Predial, Costura, Soluções em Software, Instrumentação e Controle de Processo, Soldagem e Segurança do Trabalho.

 

 

Os competidores do Senai-ES:

 

Nahara Amaro - Eletricidade Industrial

 

 


Gabriel Vazzoler - Instrumentacao e Controle de Processos

 

 

Leidylaine Neves - Soldagem

 

 

Gil Wesley Araujo - Eletricista Predial

 

 

Julia Ribeiro - Seguranca do Trabalho

 

 

Alberto Magno Luppi - Costura

 

 

Gabriel Santana - TI: Soluções de Software