Senai-ES participa da mostra Inova Senai

E-mail Imprimir

 

Mais uma vez o Senai-ES está representado na mostra Inova SENAI, que acontece paralelamente à Olimpíada do Conhecimento 2014. O projeto “Ecopavis- Reciclagem dos resíduos de ardósia na produção de pavimentos intertravados” , desenvolvido pela aluna do curso Técnico de Edificações do Senai de Vila Velha Alana Reis Bravin e pela docente Janine Silva é um dos 50 inventos que estão expostos.

 

A ideia se originou a partir do projeto de final de curso da aluna, que propõe um bloco de pavimentação que não utiliza cimento, mas sim o resíduo da ardósia e a escória granulada. O piso, feito totalmente de material reciclado, pode ser utilizado para pavimentação de aeroportos, calçadas e rodovias. De acordo com a docente Janine Silva, o material tem resistência elevada quando exposto a forte compressão, a agentes químicos e à abrasão. “ É uma solução barata e que contribui para despoluir o meio ambiente”, afirma Alana Bravin. Professora e aluna mapearam 29 siderúrgicas e 24 pontos de beneficiamento de ardósia em todo o Brasil, o que, segundo elas, garante a viabilidade do projeto Ecopavis.

 

Durante a mostra, as criações disputarão prêmios de R$ 2 mil nas categorias Tecnologias Industriais (produto e processo), Tecnologias Educacionais, Tecnologias Inclusivas e Voto Popular.

 

Relacionados às áreas de eficiência energética, reaproveitamento de resíduos e melhoria de condições de vida para pessoas com deficiência, todos os projetos que integram a exposição, se colocados no mercado, poderiam gerar até R$ 150 milhões em receita no primeiro ano de comercialização.

 

 

Em 2012, as alunas do Senai de Vila Velha Camila Chisté e Aline Lopes conquistaram o primeiro lugar na categoria Serviço Inovador da mostra Inova SENAI. A dupla, também orientada pela docente Janine Silva, apresentou uma consultoria em certificação ambiental de alta qualidade (Aqua) para edifícios.