Jovens tomam contato com o mercado de trabalho na 2ª Feira das Profissões Sesi/Senai

E-mail Imprimir

 

O Sesi de Araçás (Vila Velha), com o apoio do Senai-ES, promoveu, no dia 8 de agosto, a segunda edição da Feira das Profissões. Com o objetivo de demonstrar para os alunos do 2º e 3º ano do Ensino Médio do Sesi-ES uma vasta gama de opções para o seu futuro profissional tomando contato direto com o que algumas das mais respeitadas instituições de ensino técnico e superior do Estado têm a oferecer, o evento foi um sucesso. Os alunos puderam entrevistar e realizar relatórios sobre os cursos oferecidos e também participar de demonstrações práticas destes cursos. Além disso, a 2ª Feira das Profissões se tornou um grande momento de confraternização, com apresentações musicais e atividades diversas entre os estudantes.

Na visão dos alunos que participaram da Feira das Profissões, o evento foi uma excelente oportunidade de ter, no mesmo local, acesso a grandes instituições de ensino, facilitando através do diálogo e do conhecimento a escolha que terão que fazer no final do Ensino Médio. “Os estudantes encontraram na Feira a oportunidade de um atendimento exclusivo”, disse a coordenadora pedagógica do Sesi de Araçás, Maria Luiza Bicalho. “Nossos alunos foram ao evento cientes do que seria oferecido e se prepararam para aproveitar a oportunidade com roteiros, gravador e fichas de anotações, pois eles participam da construção da próxima edição do evento ao indicarem as instituições e os cursos que gostariam que fossem apresentados”, completou.

“Participar da Feira me permitiu ter a certeza de qual curso escolhi fazer”, ressaltou Átila Fernandes Bispo, aluno do 3º ano do Ensino Médio do Sesi. Para Julia Santos Rauers, também do 3º ano, a Feira lhe apresentou novas possibilidades: “pude conhecer e interagir com profissionais do mercado de trabalho em segmentos que até desconhecia!”. Lorraine Reinoso Ribeiro, do 2º ano do Ensino Médio, destacou também sobre “as matérias que são estudadas nos cursos, as características de cada mercado de trabalho e até mesmo as perspectivas de remuneração!”.

A aluna Rayara Prado, do 3º ano, disse já ter se decidido pelo seu curso antes mesmo do evento, mas ressaltou: “conhecimento nunca é demais! Aos que ainda não se decidiram, a oportunidade é agora, pois a Feira promove uma grande diversidade de opções”. Já a estudante Julia Maretto de Oliveira ainda tomou a decisão por qual curso seguirá após concluir o Ensino Médio (ela cursa o 3º ano), mas enxergou na sua segunda participação na Feira das Profissões uma oportunidade única: “a feira é uma chance de entrevistarmos profissionais e educadores de várias áreas, e espero conseguir me decidir com a ajuda da Feira, já que estou em ano de vestibular”.

A programação da 2ª Feira das Profissões contou também com duas palestras dentro do projeto Fomentando Ações Empreendedoras no Ensino Médio: “Ouvindo a voz da experiência - Empreendedor Capixaba de Sucesso”, de Elaine Pessini, sexóloga, Sócia-proprietária e Diretora Comercial da Empresa Pessini Indústria e Comércio de Cosméticos; e “Orientação Vocacional”, de Niáscara Oliveira Cerqueira, psicóloga e sócia-proprietária da empresa Máxima Psicologia - serviço de assessoria educacional, palestras motivacionais para organizações/empresas e orientação profissional (individual e grupo) - também funcionária do CRAES.

Lista dos participantes da 2ª Feira das Profissões

Instituições de Ensino e respectivos cursos:

UVV - Engenharias, Direito, área da Administração e Ciências Econômicas

CET FAESA - Tecnólogo em Gestão Comercial, Gestão Financeira, Comércio Exterior, Petróleo e Gás e Recursos Humanos.

Católica Salesiana - Fisioterapia, Nutrição, Filosofia, Serviço Social, Pedagogia

EMESCAM - Medicina, Enfermagem, Odontologia, Fisioterapia

Marinha do Brasil - Capitania dos Portos do Espírito Santo - Departamento de Ensino Profissional Marítimo

Engenharia Mecânica da UFES - Projeto BAJA

Centro Acadêmico de Física da UFES

SEBRAE-ES - Departamento de Educação

SENAI Vitória e Vila Velha - cursos técnicos do programa EBEP: Edificações, Logística, Eletrotécnica (oferecidos pelo SENAI Araçás) e Técnico em Informática, Mecânica, Segurança do Trabalho e Meio Ambiente (oferecidos pelo SENAI Vitória/CETEC) - objetivo: auxiliar os alunos da 1ª série do EM na escolha que farão no final do ano, optando pelo curso técnico que irão cursar em 2015.

Vitória Petro Show - Onshore e Offshore Expo - o mercado de petróleo, oportunidades, as vagas que irão surgir até 2017 pelo Plano Pronimp em nível de Brasil e contemplando o Espírito Santo; informações sobre a pós-graduação Subsea - Vitória Petro Show e UCL; Informações sobre a 2ª Conferência Internacional de Petróleo e Gás que acontecerá em abril de 2015.

OUTROS CURSOS (profissionais e estudantes de várias graduações - alguns ex-alunos do SESI Araçás) - Engenharia Civil, Arquitetura, Ciências Navais, Medicina Veterinária, Engenharia Elétrica com Especialização em Engenharia Clínica, Fotografia, Nutrição, Pedagogia, Educação Física e Filosofia.