Senai Centromoda Colatina vai formar mão de obra qualificada para indústria de confecção

E-mail Imprimir

 

Para suprir a carência de trabalhadores qualificados para atuarem na indústria têxtil e do vestuário  e também com o objetivo de apoiar o fortalecimento das indústrias do setor,  o Sistema Findes investiu R$ 4 milhões na construção do Senai Centromoda Colatina, um moderno centro de inovação, design e formação profissional.  A inauguração será no próximo dia 20 de fevereiro, às 18h30, em Colatina.

 

O complexo, com 775 m², vai funcionar anexo ao Centro Integrado Sesi/Senai/IEL Colatina, com um modelo inovador de minifábrica têxtil que simula o ambiente industrial e onde os alunos poderão aprender como de fato atuarão no ambiente de trabalho real.

 

Os novos laboratórios são de Estamparia, CAD/ Design, Bordado, Processos de Lavanderia, Mecânica e Manutenção de Máquinas, Modelagem, Laboratório de Informática e Produção do Vestuário. Serão 16 novos cursos,  que irão abrir mais de 400 vagas para a região. Entre as possibilidades de formação estão: Supervisor de Produção de Vestuário, Risco e Corte de Confecção Industrial, Mecânica e Manutenção de Máquina de Costura Industrial Eletrônica, Ajuste e Regulagem de Máquinas Especiais. O Centro Integrado de Colatina já ofertava 10 cursos para o setor, como Técnico em Vestuário, Desenhista de Moda e Modelista de Roupas, entre outros.

 

Para o presidente do Sistema Findes, Marcos Guerra, o Centromoda de Colatina é uma conquista muito importante para a economia da região. “Nós ouvimos os empresários e atendemos suas demandas. Assim, podemos oferecer oportunidade de qualificação, gerando trabalho e renda para os moradores locais, promovendo também a interiorização do desenvolvimento", pontua Guerra.

 

O Senai Centromoda Colatina também vai oferecer diversos serviços técnicos e tecnológicos para as indústrias da região, como desenvolvimento de arte de estampas e bordados, de etiquetas e corrosão de peças, serviços de estampas localizadas, sublimação e desenvolvimento de protótipos de camisetas promocionais.

 

O município de Colatina caracteriza-se pela fabricação de jeans, que representa mais da metade da sua produção, bem como pela confecção de roupas de malha e roupas sociais. Esse polo apresenta, ainda, outras atividades, como prestação de serviços de facção, de lavanderia, limpeza de roupa, serviços de estamparia e de serigrafia, além de serviços especializados de bordadeiras e estilistas.