Responsabilidade Social

E-mail Imprimir

A Responsabilidade Social é a forma como uma instituição conduz suas atividades de maneira que se torne co-responsável pelo desenvolvimento da sociedade. No Senai-ES a responsabilidade social se traduz no atendimento a populações de baixa renda, em situação de exclusão social e do mercado de trabalho, ultrapassando os limites da clientela vinculada diretamente ao setor industrial.

O Senai-ES tem atuado em uma série de projetos e programas nacionais, cuja proposta é estabelecer um elo participativo com a comunidade, colaborando com a ampliação de oportunidades de trabalho e geração de renda, favorecendo o exercício da cidadania como princípio básico da inclusão social mais ampla.

Os programas têm como características comuns:

  • Redução das desigualdades
  • Inclusão Social de Pessoas/Grupos
  • Constituição de parcerias de apoio


Parceria com Programas Governamentais


1. Qualificação Profissional
PNPE - Programa Nacional do Primeiro Emprego
PlanTeQ - Plano Territorial de Qualificação
Juventude Cidadã
PROMINP - Programa da Mobilização da Industria Nacional do Petróleo e Gás

2. Ressocialização
Reintegração social da pessoa presa
As ações que giram em torno da re-inserção de detentos à sociedade por meio de ações profissionalizantes, culturais e empreendedoras que lhes permitam resgatar a cidadania e o seu valor produtivo.

3. Inserção produtiva
Soldado Cidadão
Desenvolvimento de cursos de qualificação profissional para o contingente de jovens que deixa o serviço militar com grandes dificuldades para inserir-se no mercado de trabalho. Os cursos são oferecidos com maior potencial de geração de trabalho e renda, de acordo com as demandas locais.


Programas desenvolvidos pelo Senai


1. Atendimento à Comunidade
Programa de Ações Móveis (PAM)
Com base em inovadoras tecnologias educacionais, por meio de cursos rápidos e eficazes, o PAM capacita profissionais para atuarem isoladamente ou em conjunto organizados em cooperativas ou microempresas. Além dos cursos, oferece todo o apoio técnico necessário para montagem de microempreendimentos.

2. Ações Inclusivas
PSAI - Programa SENAI de Ações Inclusivas
Facilita o acesso aos cursos do Senai de pessoas com necessidades especiais (deficientes, condutas típicas e altas habilidades), expande o atendimento a negros e índios e oportuniza acesso das mulheres nos cursos estigmatizados para homens.

Atendimento a empresas no cumprimento da legislação vigente
Contribui para os processos de inclusão de pessoas com deficiência nos quadros de funcionários das empresas, promovendo a sensibilização de funcionários, desenvolvendo estudos de compatibilização de funções e qualificando deficientes para atuar profissionalmente no mercado de trabalho.


Parceria com outras Instituições

1. Empreendedorismo
Formação de Empreendedores na área de Serviços de Eletricidade
A iniciativa faz parte de um convênio assinado com o SEBRAE e tem como objetivo preparar eletricistas para desenvolver ações de otimização e de redução de consumo de energia especialmente voltados para atuar em pequenas e médias empresas, exercendo sua profissão de forma empreendedora.

2. Inclusão Digital de Professores
Programa INTEL
Em convênio com a INTEL Semicondutores do Brasil Ltda. Promove atividades de educação que visam difundir conteúdo metodológico sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação, voltadas para docentes das escolas privadas e das redes municipal, estadual e federal de ensino.